ASCENSÃO, QUEDA E FUTURO DO SOCIALISMO, de DOMENICO MARIO NUTI – a apresentação de JÚLIO MARQUES MOTA

jc3balio-marques-mota

No início de Julho, acabei de traduzir de traduzir o notável trabalho de Domenico Mario Nuti intitulado Ascensão e Queda do Socialismo. Um longo texto que face às questões com que confronta o leitor, sobretudo se este tem mais de 50 anos e foi ensinado a questionar aquilo que ia lendo ao  longo da vida se torna um texto demasiado curto.

Mas na verdade trata-se de um longo texto que iremos editar numa outra série de textos sobre o que de economia lamentavelmente não se ensina   hoje  em Portugal e algures mais.

Aliás, numa carta dirigida ao autor afirmei o seguinte, num “inglês das docas” dir-me-ão, quando acabei a tradução:

“The end of your text get us with ungry because as a reader… we wish read  the next pages…that is not still writed.”

Chego de férias e eis que Domenico Mario  Nuti me envia o texto da sua conferência  proferida em Varsóvia em 8 de Setembro intitulada “Ascensão, queda e futuro do socialismo” a representar possivelmente um pouco as páginas que na minha opinião qualquer leitor minimamente atento gostaria de ler na sequência da sua leitura de    “Ascensão e queda do Socialismo”.

E a seguir recebo a informação de um debate organizado pelas gentes do PS de Leiria com um painel de se lhe tirar o chapéu: Stuart Holland, Elísio Estanque e João Galamba, a realizar-se amanhã em Leiria:

Um painel de excelência e diversificado num debate aberto e no PS sobre socialismo é coisa rara, dados os ventos de ignorância que atravessam a sociedade portuguesa e toda a Europa nos tempos de agora, tempos de forte degenerescência da Democracia como sistema, degenerescência essa incrustada na matriz da atual construção europeia e comandada por Bruxelas, Frankfurt e Berlim.

Um debate deste tipo e com esta qualidade de oradores é tanto mais de pôr em relevo quanto se assiste, cada vez mais, à tentativa de colocar nos armazéns do lixo da História a ideia de socialismo. Uma iniciativa que, por isso mesmo, merece todo o nosso aplauso.

Ora acontece que o texto de Nuti lança fortes achas para uma discussão  sobre o futuro do socialismo. Por isso resolvi hoje mesmo traduzir e editar o texto de Nuti, mesmo sem uma necessária e cuidada revisão como é habitual fazer, a acompanhar a informação acima. A urgência dita as suas leis, as suas regras.

Deste mesmo texto faço envio direto ao meus amigos Stuart Holland e Elísio Estanque solicitando-lhes que dele deem conhecimento ao João Galamba. Talvez ainda seja oportuno se não para este debate mas se o não for, certo é que sê-lo-á para próximos debates semelhantes, se os houver.

Coimbra, 14 de Setembro de 2018

Júlio Marques Mota



		

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: