FRATERNIZAR – Pós-cristãs, pós-religiosas e pós-partidos políticos – COM OS POVOS ORGANIZADOS AO LEME – por MÁRIO DE OLIVEIRA

 

Dizem-nos os sinais dos tempos que as sucessivas gerações do terceiro milénio são gerações maioritariamente pós-cristãs, pós-religiosas e pós-partidos políticos. Por mais que se danem as actuais elites do poder, as gerações do terceiro milénio, mulheres e homens, apresentam-se dispostas a abrir os seus próprios caminhos e a percorrê-los. Nem igrejas, nem partidos políticos lhes interessam mais. São tudo coisas das gerações dos milénios anteriores que trouxeram o mundo para o estado em que ele hoje desgraçadamente se encontra. E que não é um tipo de mundo que se apresente.

O sangue que lhes corre nas veias e o sopro que as faz correr são os da fecundidade e do cuidado, da proximidade, da relação, da ciência, do humano, das práticas políticas, das práticas económicas outras. Sem que o Dinheiro lhes diga o que hão-de fazer. Nascem e vêm ao mundo para o transformar. De selvagem em humano. De humano em fraterno. Por mais que se danem os clérigos e os pastores, os governos e os partidos políticos, as gerações do terceiro milénio nascem determinadas a rasgar os seus próprios caminhos. E todos, felizmente, alternativos. Caminhos ainda não abertos, por isso, ainda não andados. Em que o Ter é gerido pelo Ser. A Política praticada destrona o Poder e derruba todos os seus tronos e palácios. Para dar lugar à Maiêutica.

Tudo o que vem dos milénios anteriores carrega um vírus mortal. Cujo é exactamente, a ideologia-e-a-teologia deísta e ateísta do Poder e dos seus livros sagrados. Encobre a realidade. Mascara-a de mil e uma maneiras. Um planetário Stop a todo este mal estrutural mascarado de bem é o que as gerações nascidas neste terceiro milénio são e fazem. O sopro que as anima faz novas todas as coisas. Elas sabem que o Poder as cerca por todos os lados. A ingenuidade já não anda mais casada com elas. São gerações cultas que se regem pela Ciência e pela Fé de Jesus, sistematicamente ostracizada pelas elites dos milénios anteriores, porque, ao contrário da fé religiosa e cristã, as deslegitima e derruba. Como não é religião praticada, mas política praticada, remete as mulheres e os homens do terceiro milénio para um Deus que nunca ninguém viu. Como tal, nunca pode ser invocado na História. Cuja há-de fazer-se, está a fazer-se, como se Ele não existisse.

Os únicos responsáveis pela História são as sucessivas gerações terceiro milénio. Mais cedo do que tarde, todas elas dão-se conta de que nunca estão sós. São gerações constituídas por mulheres e homens que vemos, e se experimentam ininterruptamente habitados. Potenciados de dentro para fora. Religados entre si. Quanto mais religados, mais capazes de gerir os próprios destinos, os destinos uns dos outros e os destinos do planeta. Sem nenhum tipo de intermediários. Nem de tutores. A maiêutica praticada é o segredo da sua fecundidade e do seu viver desarmado. Nos antípodas da planetária monstruosidade militarizada que são os milénios anteriores. O pleno da demência.

Estes primeiros 19 anos do terceiro milénio são ainda regidos pelas elites dos milénios anteriores. Andam numa roda viva. Sentem o chão fugir-lhes de debaixo dos pés. Quanto mais correm, mas se afundam no abismo. Há o risco de levarem com elas os povos da terra, até agora, todos capachos seus. Sabem-se em vias de extinção e não têm como impedir as gerações do terceiro milénio de se afirmarem em toda a sua originalidade. Cabe a estas destroná-las e ao Poder. Derrubar os seus tronos e palácios. E decapitar a sua ideologia-e-teologia deísta e ateísta.

O enfrentamento é inevitável. E duélico. Mas o terceiro milénio é, tem de ser, das sucessivas gerações que nele nascem e crescem. As elites dos milénios anteriores já não têm mais como fazer parar este processo. Estes dias são de parto. E de dores. É o nascer do mundo da maiêutica e o fim do mundo do Poder. Com os Povos organizados ao leme!

 

www.jornalfraternizar.pt

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: