CTA – 36.º FESTIVAL DE ALMADA – DIA 14: HOMENAGEM A CARLOS AVILEZ

Carlos Avilez: Personalidade Homenageada do 36º Festival de Almada

 

DIA 14

Homenagem a Carlos Avilez

Este domingo vamos ter a habitual Homenagem do Festival de Almada, que este ano é para Carlos Avilez, director do Teatro Experimental de Cascais, que fundou em 1965. Carlos Avilez iniciou a sua carreira como actor, em 1956, na Companhia de Amélia Rey Colaço-Robles Monteiro. Muito mais tarde viria a ser Director do Teatro Nacional D. Maria II. Foi agraciado em Junho de 1995 com a Ordem do Infante D. Henrique. Mas isto e muito mais vamos ficar a saber exactamente antes do Espectáculo de Honra deste ano, às 22h, no Palco Grande da Escola D. António da Costa: Dr. Nest, pela companhia alemã, Familie Flöz, grande vencedora da votação do público do Festival, o ano passado.

Antes, às 16h, no Teatro-Estúdio António Assunção, pode ver que boa ideia virmos para as montanhas, ou, se estiver em Cascais, pode ver O sonho, no Teatro Mirita Casimiro, com encenação de Carlos Avilez; às 16h30, pode ver As três sozinhas, no TNDMII; às 18h, na Esplanada da Escola D. António da Costa, Rita Henriques lança a tese de mestrado sobre o Festival de Almada: O teatro faz a festa: o Festival Internacional de Almada (1984-2018); ao lado, no TMJB, às 18h30, última oportunidade para ver Estação seca, pela Compagnie Non Nova; Jazz Manouche, às 20h30, no Palco da Esplanada, para a habitual Música na Esplanada; e por fim, no Palco Grande, às 22h, Homenagem e Dr. Nest, o Espectáculo de Honra da 36ª edição do Festival de Almada.

 Plebiscitada pelo público na edição de 2 018 do Festival de Almada, dessa forma fazendo com que volte a apresentar-se este ano como Espectáculo de Honra, esta criação dos Familie Flöz inspira-se em estudos de casos verdadeiros realizados no fervilhante domínio da neurologia. O Dr. Nest abre ao público as portas de um estabelecimento psiquiátrico ao mesmo tempo imaginário e plausível (Villa Blanca), onde se dedica a observar os bizarros comportamentos dos seus residentes e funcionários – que rapidamente se transformam em passageiros e tripulação de uma inesperada nave em viagem pelos mistérios da ainda opaca cartografia do cérebro humano. Uma viagem que, necessariamente, também percorre a memória das relações entre uns e outros. Teatro sem palavras, dito físico, aqui o corpo é que diz, faz, é – com máscaras que transformam os actores em marionetas humanas de singular inteligência, sensibilidade e imaginação.

A companhia Familie Flöz, hoje sediada em Berlim, iniciou o seu percurso em 1994 em Essen, na Alemanha, em contexto universitário de estudos artísticos. Trabalhando em processo de criação colectiva, construindo narrativas de cena a partir de contribuições criativas de todos, nesta família (de artistas provenientes de 10 países) os actores são criadores das suas próprias personagens, e a encenação vai sofrendo alterações no curso da carreira dos espectáculos.

Dr. NEST

De Anna Kistel, Benjamin Reber, Björn Leese, Fabian Baumgarten, Hajo Schüler, Mats Suethoff e Michael Vogel
Direcção de Hajo Schüler

CO-DIRECÇÃO: Michael Vogel

MÁSCARAS: Hajo Schüler

MÚSICA: Fabian Kalbitzer

CENOGRAFIA: Rotes Pferd (com Christian Eckelmann e Felix Nolze)

FIGURINOS: Mascha Schubert

DESENHO DE SOM: Dirk Schröder

DESENHO DE LUZ: Reinhard Hubert

INTERPRETAÇÃO: Anna Kistel, Benjamin Reber, Björn Leese, Fabian Baumgarten e Mats Suethoff

DIR. DE PRODUÇÃO: Gianni Bettucci

PRODUÇÃO: Dorén Grafendorf e Julia Danila

FAMILIE FLÖZ (Berlim, Alemanha)
Co-produção: Theaterhaus Stuttgart, Stadttheater Wolfsburg e L’Odyssée Périgueux
Apoio: Schleswig-Holstein Music Festival, Theater Duisburg, Hauptstadtkulturfonds e Fonds Transfabrik

ESCOLA D. ANTÓNIO DA COSTA | PALCO GRANDE | M/12

14 JUL | DOM | 22H

PREÇO: 15€

INFORMAÇÕES: +351 212 739 360 ou em www.ctalmada.pt

 

Miguel Martins

Comunicação

 

 +351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: