CARTA DE BRAGA – “Brexit e nuvens” por António Oliveira

 

Corbyn pede um novo referendo sobre o Brexit’, a notícia que caiu com estrondo nos primeiros dias do mês!

Má altura pelo início da época estival, por o tempo estar tão estável como instável continua o louro do lado de lá do charco e, por cá, ainda continuarem as descobertas, não as de museus, mas dos escândalos e envolverem múmias e outros abencerragens.

E por dizer de abencerragens, também me lembrei de outro louro com nome de pó de talco, o mesmo que alguém, ao vê-lo num programa de tv com os demais candidatos a substituir uma senhora de nome May (em Julho!) comenta com ar displicente ‘este tipo é um pouco como Trump, não é?

Mas creio que os ‘bifes’ (chamávamos-lhes assim antigamente!) estão metidos numa camisa-de-onze-varas (também se dizia assim!), porque ‘o tal do talco’, pobre em argumentação, só sabe dizer como um minúsculo ‘trump light’, ‘o Reino Unido é uma grande nação!’ e mais uma ‘vamos cumprir o Brexit, sim ou sim!

Por outro lado, Corbyn o patrão dos trabalhistas, talvez cansado da ambiguidade e preocupado por poder vir a ter ‘o tal do talco’ como primeiro-ministro, resolveu pedir uma segunda via do referendo para, desta vez com clareza, defender a continuação do Reino Unido na Europa.

Não estou nem estaremos à vontade para ‘botar sentenças’ sobre o assunto mas, a ver pelo que tem acontecido nos últimos actos eleitorais na Europa, mais as descobertas que se vão fazendo em todos os domínios e por cá também, começo a sentir a falta de gente com nível neste e noutros assuntos.

E isto tudo porque, um dos bons jornalistas lá de fora que leio sempre com interesse, ter deixado numa crónica, uma frase que atribui a um François Mitterrand já no final dos seus dias, ‘Sou o último dos grandes presidentes, depois de mim só haverá financeiros e contabilistas!

Não tenho quaisquer dúvidas em aceitar como real e verdadeira tal frase mas, ao ver ‘o tal do talco’ favorito em todas as sondagens, não posso deixar de me interrogar sobre o que poderá acontecer com um trump no lado de lá e, no lado de cá, ‘o tal do talco’, apenas uma cópia reduzida e mais económica do outro?

Também não podemos deixar de considerar como a fragmentação do conhecimento, o individualismo e a atomização das sociedades (já a permitir uma praga de mais ‘pândegos’ como estes!), legitimam a própria destruição, por se terem transformado no paradigma do mundo actual.

Mas, ao imaginar estes dois ‘pândegos’ devidamente instalados de um lado e do outro do charco que nos une, acabei por me lembrar de dois outros do mesmo género e bem satisfeitos que, uma noite e ao voltar para casa, eram três horas já do dia seguinte, reparam que está parado o relógio da torre.

E pergunta o mais novo depois de o ter conferido com o dele, ‘como é que se acerta um relógio solar como este e a esta hora?

O mais velho, compenetrado e sério, responde apenas ‘Fazendo rodar as nuvens!

E se no viermos a deparar um dia no ecrã do portátil com um ‘Error 404: Brexit not found’ onde se poderá ir à cata de nuvens?

António M. Oliveira

Não respeito as normas que o Acordo Ortográfico me quer impor

 

 

3 comments

  1. JBranco

    … os ‘bifes’ (chamávamos-lhes assim antigamente!)… Antigamente e actualmente: “Bifes Mal Passados – Gradiva, 2014?”, João Magueijo, Alentejano , cientísta , Imperial College, London (Físico Teórico – Velocidade Variável da Luz …), giro, hilariante e curioso, sobretudo para quem tem experiência de vida em Inglaterra.

    Gostar

  2. Raul Manuel Freitas Araujo Rocha

    Na verdade, sábia foi a frase do Miterrand!!!!!!!
    Adoro ler as tuas cartas!! Com elas, não perdemos o hábito de pensar…( cada vez mais difícil , neste mundo sem emoções..)Abração! CL

    Gostar

  3. Amodmiã Ismael

    Esta carta meu caro Oliveira é do melhor que tenho lido. Sempre acutilante, na crista da onda, no fio da navalha… “Ditosa a Pátria que tais filhos gera” ” Glória in Excelsis Deo”. Um abraço do tamanho do mundo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: