Crise Financeira no Horizonte. Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise: 2. Os mercados financeiros e os seus operadores – 2.4. Reddit vs. Wall Street: Quem é que vai para a prisão? Por Oliver Gray

Logo tipo de WallStreetBets, um sítio subreddit, área de interesse criada pelos utilizadores onde são organizadas discussões na Reddit, um site de agregação de notícias sociais, classificação de conteúdos web e de discussão.

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise

 

2. Os mercados financeiros e os seus operadores

2.4. Reddit vs. Wall Street: Quem é que vai para a prisão?

 

 Por Oliver Gray

Publicado por  em 28/01/2021 (original aqui)

 

 

  • As ações da GameStop, a empresa de jogos de vídeo, dispararam mais de 1600 por cento desde 12 de Janeiro – então o que é que aconteceu, e é isso legal?
  • Uma história incrivelmente complexa pode ser resumida a um afluxo de investidores de retalho graças ao fórum Reddit WallStreetBets e aos seus 2,8 milhões de utilizadores.
  • A Melvin Capital Management tinha vindo a acumular uma posição especulativa dita de venda a descoberta, ou de posição curta na gíria financeira, sobre as ações da empresa o que foi rapidamente descoberto pelos Redditors, que se juntaram e atuaram em sentido oposto e levaram a que as ações da GameSpot ultrapassassem o seu máximo histórico de sempre.
  • Incapaz de executar a sua posição curta duração, Melvin perdeu mais de 2 mil milhões de dólares numa questão de semanas e foi forçado a aceitar uma ajuda de dois outros fundos.
  • O termo “manipulação de mercado” foi rapidamente pronunciado, mas devido à natureza dos participantes no chat Reddit e ao panorama dos investidores de retalho, não é tão simples como isso.
  • Então quem, se alguém, infringiu a lei, e o que acontece agora?

 

Começou assim: Reddit – mais especificamente o subredtit WallStreetBets e os seus cerca de 2,8 milhões de utilizadores – tomaram o comboio de GameStop enquanto empunhavam uma carta escrita por Ryan Cohen, fundador da Chewy (que foi adquirida pela PetSmart em 2017 por 3,35 mil milhões de dólares) e que é um detentor significativo de ações GameStop.

Se por alguma razão não estiver familiarizado com a GameStop, a empresa – pelo menos antes de tudo isto ter acontecido – estava mais ou menos falida. Foi o sucesso do mundo dos jogos; outrora bem sucedido, mas agora deixado para trás pela sua incapacidade de se adaptar a um mundo cada vez mais online. A carta de Ryan, publicada a 16 de Novembro do ano passado, não teve nenhuma vergonha em apontar estes factos, dizendo:

“Infelizmente, é para nós evidente que a GameStop carece atualmente da mentalidade, de recursos e do plano necessários para se tornar um jogador dominante no sector. A empresa continua em declínio secular de longo prazo devido à sua aparente relutância em mudar com urgência e crescer com os jogadores”.

Ryan Cohen, Novembro de 2020

E:

“Através das nossas conversas privadas, explicámos ao Sr. Sherman e ao Conselho de Administração que a GameStop tem a capacidade de mudar no sentido de se tornar um negócio impulsionado pela tecnologia que se destaca no mundo dos jogos e da experiência digital. Mas esta dinâmica requer o tipo de visão estratégica que ainda não se instalou na sala dos altos executivos ou no conselho de administração da empresa”.

Ryan Cohen, Novembro de 2020

Ryan, no entanto, não foi o único a reconhecer as falhas da GameStop. A Melvin Capital Management – um fundo de cobertura multi-bilionário – tinha vindo a acumular uma posição curta e muito forte no negócio em dificuldades. Normalmente, os fundos não são obrigados a revelar as suas posições curtas, mas alguns dos Redditors mais astutos descobriram que estas eram “opções de venda cotadas” no valor de mais de 55 milhões de dólares.

Não levou tempo nenhum para que estes Redditores começassem a comprar ações GameStop como que a “secar o mercado” contra Melvin, recusando-se a vender com slogans tais como “podemos permanecer atrasados por mais tempo do que eles podem permanecer insolventes!” e exigindo preços mais altos.

 

Um parêntesis: O que é uma posição curta ou venda a descoberto?

No mundo das finanças, uma “posição curta” é uma estratégia de investimento especulativo que procura ganhar com a descida da cotação de uma ação.

Por exemplo, o Investidor A tem cinco ações que coletivamente valem o montante X. O investidor B – o mais ganancioso dos dois – pede emprestadas essas ações para as vender imediatamente na crença de que o seu valor irá cair e que quando descerem pode então comprá-las a um preço mais barato antes de as devolver ao investidor A, embolsando a diferença no processo.

No entanto, o Investidor A passou a querer tirar proveito da estratégia do investidor B tendo percebido claramente os objetivos deste [ jogando contra a posição de B] e decidiu comprar todas as ações no mercado, deixando o Investidor B sem outra escolha a não ser comprar ao Investidor A para lhe devolver o que por ele lhe foi emprestado.

A teoria aqui é que, se o Investidor A se mantiver forte, o preço das ações irá subir.

 

Voltemos à questão inicial…

A liquidação forçada de vendas a descoberto, a secagem do mercado, em dado título, combinado com um aumento avassalador de investidores de retalho, levou a que as ações da GameStop tenham ido para além do seu recorde anterior com um aumento de mais de 1.600 por cento desde 12 de Janeiro. Entretanto, Melvin – incapaz de executar a posição curta – perdeu mais de 2 mil milhões de dólares em aproximadamente o mesmo período de tempo e foi forçado a depender de um resgate de dois outros fundos, o Ponto 72 de Steve Cohen e o Citadel de Ken Griffin.

Um protagonista em particular, um utilizador Reddit (cujo nome é demasiado indelicado para ser impresso), comprou opções de compra no valor de $50.000 e está agora sentado com um lucro elevado de mais de $13 milhões.

 

Então, quem devemos culpar?

De acordo com aqueles que têm mais conhecimento do que os restantes, a resposta rápida e simples é, ninguém é culpado. Embora haja evidentemente algumas coisas desleais a acontecer, nada disto pode ser considerado ilegal, por uma série de razões.

Em primeiro lugar, e mais importante, não há precedentes. Nunca antes se verificou uma convergência tão massiva entre os hooligans da moda meme na Internet, e os poderosos de Wall Street cosmeticamente mais refinados mas igualmente (ou ainda mais) impiedosos. Os reguladores financeiros estão a voar às cegas.

Em segundo lugar, teria de haver um grau de evidência que apontasse para uma manipulação do mercado, que por si só é tão ampla que muitas vezes é difícil apresentar uma definição exata. Tom Swiers, do Gabinete de Assuntos Internacionais da SEC definiu-a como “conduta intencional ou deliberada destinada a enganar ou defraudar os investidores, controlando ou afetando artificialmente o preço dos títulos”.

Portanto, se alguém compra uma ação com a intenção de aumentar o preço para que outros a comprem, isso é manipulação de mercado. Mas se alguém compra uma ação na esperança de que o preço suba e que outros a comprem, bem, isso é apenas um investimento diário. Há uma diferença chave, mas praticamente falando, as duas são iguais.

Em teoria, teria sido possível que um Redditor tivesse publicado boatos fabricados sobre a GameStop, mas se o tivesse feito, esses boletins estão agora enterrados numa das partes mais ativas e francamente intoleráveis da Internet – o equivalente online da caixa negra de um avião no fundo do Atlântico.

O que foi identificado – como Matt Levine, colunista da Bloomberg Opinion, salientou – é que muitos dos posts Reddit parecem estar livres de substâncias – “GME a $1000” – ou de argumentos que combinam informação publicamente disponível com opinião pessoal e especulação sobre o futuro. Podem ser imprecisos ou exagerados, mas não são, como diz Matt, uma fraude fundamental.

Essencialmente, há muito pouco de enganador nisto. Ninguém parece ter mudado os fundamentais da GameStop de tal forma que outros possam ser enganados para investir, e ninguém parece ter ficado com a impressão de que a empresa tenha beneficiado de apoio importante da parte dos investidores institucionais.

Pense na carta de Ryan Cohen. Seria preciso ser um tipo muito especial de idiota para interpretar o facto de “as vendas terem caído de 9,5 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2011 para 6,4 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2019” como uma luz verde imediata para o investimento, sem tomar o tempo necessário para considerar uma jogada profundamente complicada a longo prazo. O mesmo se aplica à sua afirmação de que “o rendimento líquido caiu de um penhasco de 339 milhões de dólares no ano fiscal de 2011 para uma perda espantosa de 470 milhões de dólares no ano fiscal de 2019”.

Parece, portanto, que o disparar da cotação das ações da GameStop que fez disparar as nossas cabeças foi simplesmente o resultado de um bombear honesto, embora a uma escala gigantesca.

Se os Redditors fossem investidores institucionais, a SEC poderia ser capaz de ir atrás deles com base em conluio, mas isso exigiria provas de um esforço altamente coordenado, entre outras coisas mais detalhadas a ter em conta.

A Internet é um grande número de coisas, mas “coordenada” é raramente, muito raramente, o que se poderá dizer dela.

 

O que é que acontece agora?

Isso, na verdade, é o palpite de qualquer um. O que é certo, segundo Nigel Green, Chefe Executivo e Fundador do Grupo deVere, é que os investidores retalhistas estão a jogar um jogo perigoso.

“Gostaria de exortar os investidores a terem a máxima cautela antes de se juntarem a loucuras desta natureza liderados pelos meios de comunicação social. Pode-se esperar que as avaliações sejam extremamente selvagens – em ambos os sentidos – e há um risco legítimo de que os investidores de retalho possam queimar-se”, disse ele.

A história da GameStop está a ser apresentada como um caso David vs. Golias, com um Redditor a publicar “Ei mãe, não posso ir jantar. Estou a levar à falência um fundo de cobertura de 10 dígitos com os rapazes”. E a guerra – como nos diz a canção The Temptations – não serve para absolutamente nada.

“Qualquer potencial explosão de bolhas é suscetível de se encontrar dentro de títulos específicos, mas é muito improvável que abalem os mercados financeiros globais como já aconteceu anteriormente – mas os investidores individuais ainda podem ser apanhados desprevenidos”, continuou Nigel.

 “A deteção de microbolhas, e a diversificação entre classe de ativos, sector, região e mesmo moeda, deve tornar-se uma prioridade para os investidores neste momento”.

 

____________________

O autor: Oliver Gray é repórter de mercados no The Market Herald desde janeiro de 2020. Frequentou a Curtin University.

 

 

 

 

 

Leave a Reply