Crise Financeira no Horizonte. Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise: 4. Os mercados financeiros – aprofundamentos – 4.1. Como a WallStreetBets empurrou as ações da GameStop até à Lua. Por Brandon Kochkodin

Logo tipo de WallStreetBets, um sítio subreddit, área de interesse criada pelos utilizadores onde são organizadas discussões na Reddit, um site de agregação de notícias sociais, classificação de conteúdos web e de discussão.

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise

 

4. Os mercados financeiros – aprofundamentos

4.1. Como a WallStreetBets empurrou as ações da GameStop até à Lua

 

 Por Brandon Kochkodin

Publicado por  em 25/01/2021 (original aqui)

 

(Bloomberg) – Os especuladores a descoberto têm sido chamados de muitas coisas. Sanguessugas. Parasitas. Outras palavras que não são próprias para imprimir. Agora no turbilhão que envolve a GameStop Corp., eles têm um novo nome: establishment.

É um elenco de nomes que lhes são atribuídos e com prazer pelos seus usurpadores de plataformas de discussão, as dezenas de milhares de comuns operadores amadores em operações de bolsa, cujo fervor por um retalhista de jogos de vídeo e produtos conexos quase em falência se tornou uma profecia autorrealizada com a vertiginosa subida dos seus títulos em 245% este ano. GameStop tornou-se um geiser de dinheiro para a multidão obcecada pelas opções que se reúne no fórum WallStreetBets da Reddit. Para aqueles que apostaram contra a GameStop com as vendas de títulos a descoberto a evolução verificada na sua cotação tem sido para eles uma catástrofe.

Deem crédito a quem é devido. No seu frenesim, as hordas arrogantes de WallStreetBets conseguiram virar a mesa de pernas para o ar num jogo inventado pelos especuladores em vendas a descoberto, conseguindo ganhar ouro a partir da complacência de outros. Até ao final do ano passado, GameStop era uma caixa registadora para os negociantes do tipo urso na bolsa, isto é, que apostam num mercado à baixa, que pediam emprestado e vendiam mais ações do que as que tinham sido emitidas pela empresa. Os fundos de cobertura de risco tinham vindo a ganhar desde há tanto tempo que ignoraram o barril de pólvora que estavam a criar caso a evolução das cotações se invertesse.

Agora, isso aconteceu, violentamente. A empresa GameStop, que não se espera que dê lucro antes de 2023, viu o seu valor de mercado triplicar para 4,5 mil milhões de dólares em três semanas, arrasando financeiramente aqueles que estavam a apostar na baixa dos títulos e em que qualquer tentativa de cobertura impulsionará provavelmente ainda mais a sua subida.

Uma vítima notável da mudança foi Andrew Left da Citron Research, outrora o mais celebrado iconoclasta de Wall Street pelo seu papel no ataque a Bill Ackman num outro campo de batalha de ações, a Valeant Pharmaceuticals, há cinco anos. Hoje, Left encontra-se em primeiro lugar entre os caçadores que foram caçados, com a sua decisão de deixar de esmagar publicamente a GameStop levando a que o título subisse até 78% na sexta-feira.

“À parte o movimento de preços, estou muito surpreendido com o processo de pensamento que esteve na base da tomada destas decisões”, disse Left num e-mail à Bloomberg News na segunda-feira. “Qualquer pessoa racional sabe que este tipo de comportamento de negociação em bolsa é de curta duração”.

Na semana passada, antes da sua decisão de ficar mudo a respeito do GameStop, Andrew Left emitiu um apelo aos potenciais compradores: “olhem para as avaliações”, que são em muitos aspetos exageradas. Ironicamente, ao traçar a história do fascínio da WallStreetBets pelo título foi exatamente isso que os fiéis da plataforma de discussão Reddit disseram que estavam a fazer [avaliações exageradas mas em sentido inverso] quando se lançaram na sua viagem. Aqui está a história dessa revolta.

Vinte e dois meses atrás, inícios de um caso de mercado dito touro, isto é, de um mercado em alta, na WallStreetBets, o fórum da Reddit que se tornou sinónimo de zelo dos operadores em bolsa amadores de Reddit na era pandémica. Com as ações e os lucros da GameStop a cair durante anos, na plataforma de discussão um utilizador de nome “delaneydi” disse que os detratores estavam a subavaliar o dinheiro do retalhista com o que os valores das ações eram enganosamente baratas.

“A minha tese não depende de uma reviravolta ou expansão do negócio, isto é apenas uma peça de valor profundo”, escreveu “delaneydi”. “Mesmo se assumirmos que as vendas de dois dígitos da linha superior diminuem e haja uma contração da margem bruta, a avaliação das empresas não reflete o atual poder de lucro, especialmente quando se considera a grande massa monetária das empresas”. (Os que colocam mensagens na WallStreetBets não se distinguem pela sua ortografia ou pontuação.)

A opinião caiu principalmente em ouvidos surdos, uma vez que as ações continuaram a acumular-se e a enriquecer os que jogavam à baixa. A GameStop caiu 15% em Abril desse ano, 12% em Maio, 28% em Junho e 27% em Julho. No entanto, duas coisas aconteceram por essa altura para lançar as bases para os acontecimentos deste mês.

Uma foi Michael Burry – que tem a fama de Big Short e o verdadeiro espírito animal para os gurus de ações da Internet que esperam atingir o grande momento – a dizer que estava em posição longa sobre GameStop (tem carteira de títulos) através do seu fundo Scion Asset Management.

A segunda foi o surgimento de uma ideia, primeiro em tom de brincadeira, que acabou por evoluir para o plano que levou à liquidação forçada das posições em aberto que explodiu em Janeiro. Poderia a GameStop cair ao ponto de tornar possível uma aquisição – pela própria WallStreetBets?

Isto custaria apenas cerca de 45 milhões de dólares para comprar todas as ações em circulação, se as ações caíssem para 50 cêntimos por ação, disse o utilizador MGE5 num correio datado de 5 de Junho de 2019.

As ações fecharam a $5,04 nesse dia, mas após uma queda a pique de 36% no dia anterior tudo parecia possível para uma das ações mais odiadas de Wall Street. A ideia foi recebida com zombaria e sugestões sarcásticas típicas do ambiente geralmente juvenil de WallStreetBets, mas o génio estava já fora da garrafa. E se os renegados conseguissem reunir-se para inundar um só título em Wall Street?

Por volta desta altura, apareceu um texto Reddit que se tornou o campeão de facto do caso do mercado touro da WallStreetBets sobre a GameStop GME, um utilizador que assina DeepF—–gValue – nome editado para conteúdo – brandindo os seus “tendies”. (Para os não iniciados, os tendies na gíria WallStreetBets significa ganhos; a etimologia da palavra vem de filés de frango, prato amplamente apreciado como um prato adequado para reis e oligarcas financeiros).

Apenas três semanas após um comunicado de imprensa de 19 de Agosto de 2019 de Burry’s Scion exortando a GameStop a comprar 238 milhões de dólares em ações e um post de Seeking Alfa alertando para os perigos de se estar a apostar na queda de GameStop, o futuro herói do fórum mostrou o que vale.

Enquanto a batalha estava longe de estar ganha, DeepF—–gValue, que passa por Roaring Kitty no YouTube, tornou-se o primeiro a mostrar que havia dinheiro para ser gasto naqueles corredores vazios ladeados por discos de videojogos que os analistas de Wall Street disseram que ninguém precisava de comprar.

Mas o fórum ainda não estava a adotar a posição em massa.

Uma proposta de valor era uma coisa, mas não havia garantias de sucesso. As ações aumentaram de Agosto de 2019 até Outubro, tendo caído até ao final do ano, antes de acompanhar o mercado à medida que a pandemia de Covid-19 se alastrou.

Outro divisor de águas em linha na internet ocorreu quando o utilizador “sénior_Hedgehog” alertou as massas YOLOing para a “maior liquidação forçada de vendas a descoberto de toda a sua vida”. Estávamos em 13 de Abril de 2020, e, segundo o sénior Hedgehog, 84% das ações do retalhista foram detidas a curto prazo, [isto é foram levantadas por empréstimo para operações a descoberto]. A sentença final em maiúsculas foi pedir a todos os detentores de ações GameStop que telefonassem aos seus corretores e rogarem-lhes para não os emprestarem a curto prazo por     que isso abriria um novo palco para desencadear uma guerra contra os vendedores a descoberto.

É um facto pouco conhecido, e que não se esperaria aprender num quadro de mensagens da Reddit, que um acionista pode solicitar que as ações que possui não sejam emprestadas a vendedores a descoberto.

“Para ser claro, a sua empresa de corretagem não pode emprestar as suas ações sem a sua permissão”, de acordo com um post do blogue do Sonn Law Group sobre o assunto. “Contudo, pode ter assinado um contrato de cliente que permite explicitamente ao seu corretor emprestar os seus títulos. Esta cláusula está muitas vezes meio escondida no contrato de cliente, e poucos investidores lhe prestam muita atenção”.

Foi nessa altura que a tese de negociação de valor e a ideia de formar uma cooperativa não-oficial para formar um enxame com as ações se juntaram no que eventualmente iria levar as ações para a terra prometida: uma oportunidade de infligir prejuízos a Wall Street. Por uma vez.

O primeiro golpe não demorou muito. As ações aumentaram 22% no dia em que o “sénior_Hedgehog” falou da liquidação forçada das vendas a descoberto. No dia seguinte subiram mais 26%, o maior ganho em pelo menos 18 anos nessa altura, enquanto o volume era mais de cinco vezes a média de 20 dias a um ponto durante o dia.

As dúvidas ainda se mantinham e as ações estabilizaram nos meses seguintes, mesmo quando mais mensagens fizeram apelo ao valor intrínseco das ações e à importância da GameStop para a indústria dos jogos vídeo.

Uma Nova Esperança

Depois outra pausa, talvez a maior de todas elas. Ryan Cohen, co-fundador da Chewy Inc., revelou uma participação de 5,8 milhões de ações na GameStop através da sua RC Ventures a 31 de Agosto, o que levou as ações da GameStop a subir 24% no dia.

O anúncio de Cohen foi o ponto de viragem. Um visionário e um disruptor clássico, a Chewy de Cohen era tudo o que a GameStop não era: um rolo compressor da Internet, ágil, e, talvez o mais importante, já tinha servido pratos de filés de frango com um retorno de três dígitos até à data, na altura em que a holding de Cohen entrou em bolsa.

GameStop e Ryan Cohen recusaram-se a comentar.

A ideia de fazer um grande golpe com a GameStop tinha passado de ser radical a ser sensata. Ainda havia detratores, mas com o apoio de Cohen, a guerra estava prestes a ser travada contra o establishment.

Investidores institucionais em situação de falência

Se há um texto a ler de WallStreetBets para explicar como é que as ações GameStop passaram de preços de um dígito em Setembro para $65,01 em Janeiro, o seu título é: “Bankrupting Institutional Investors for Dummies, ft GameStop”.

No texto de 19 de Setembro de 2020, o Player896 expôs claramente as razões fundamentais pelas quais as ações da GameStop estavam a ponto de descolar. E aqui estava o pontapé de saída:

À medida que as ações começaram a aumentar constantemente durante os últimos quatro meses de 2020, cada vez mais utilizadores aderiram ao comboio da banda. E como parte da sua festa de boas-vindas, era-lhes recordado o código de conduta: nunca venderem, nunca se renderem. Ou na linguagem WallStreetBets, só comprem se tiverem mãos de diamantes.

Ao longo do caminho, WallStreetBets começou a obrigar os do outro lado das transações em bolsa a venderem as ações.

A Melvin Capital de Gabriel Plotkin foi o primeiro a ser submetido ao crivo.

Plotkin representava a folha perfeita: um gestor de carteiras de pedigree que arrancou sozinho após gerir dinheiro para o lendário gestor de fundos de cobertura de risco Steve Cohen. A aposta falhada na GameStop arrastou para baixo os retornos na Melvin Capital. Segundo o Wall Street Journal, a sua carteira foi reduzida em 15% nas primeiras três semanas de 2021.

A maior ira estava reservada para Left e a Cítron. A sua decisão de que a GameStop iria cair rapidamente para 20 dólares no dia 19 de Janeiro tocou um nervo importante. As ações fecharam a $39,36 nesse dia, continuando um aumento de preços desencadeado quando Cohen foi nomeado para a Administração uma semana antes.

Esta não era a primeira vez que Left tinha atacado a “querida” WallStreetBets. A sua jogada a descoberto contra a Palantir Technologies Inc. e a sua aposta à baixa contra o fabricante chinês de carros Nio Inc., entre outros, já o tinha tornado persona non grata na terra dos pratos de filé de frango.

Os ataques a Left e à Citron foram demasiados para este endurecido especulador especialista em vendas a descoberto. Ele suspendeu uma transmissão ao vivo de um programa destinado a explicar a sua posição sobre a GameStop por causa de “demasiadas pessoas estarem a piratear o twitter Citron”, disse Citron num tweet de 21 de Janeiro.

Por mais improvável que possa parecer, o aumento para 60 dólares é apenas o começo, se aceitarmos a ideia de WallStreetBets. Os ganhos históricos têm, de um dado ponto de vista, até agora sido realizados sem grande ajuda da grande liquidação forçada de vendas a descoberto.

“Há uma liquidação forçada das posições a descoberto dos títulos de GameStop, mas essa liquidação não é a maior força que está por detrás do movimento de preços”, disse Ihor Dusaniwsky, director-geral de análise preditiva da S3 Partners, por e-mail no dia em que Cohen se juntou ao conselho de administração. “Isto é muito parecido com a questão da galinha e do ovo – é a compra de ações, ou seja, a posição longa que levou a uma liquidação das posições a descoberto ou é alternativamente a cobertura/liquidação da posição a descoberto que levou a uma posição de compra, dita posição longa?”.

A percentagem do número de ações que foram vendidas a descoberto e ainda em posição aberta era de 139,67% das ações emitidas em 21 de Janeiro, mais do dobro do próximo nível mais alto de qualquer título no Índice Russell 3000, de acordo com os dados de S3 Partners.

Naturalmente, tudo poderia também desfazer-se ao primeiro sinal de motim dentro das fileiras dos piratas da WallStreetBets.

Mas se tudo se desmoronar em breve, não perca o sono por causa de DeepF—–gValue.

A lenda de WallStreetBets afirma que transformaram os seus 53.566,04 dólares iniciais em opções de compra da GameStop numa fortuna em valor de títulos hoje, dita de papel, de 11,2 milhões de dólares.

________________

O autor: Brandon Kochkodin, desde 2014 na Bloomberg, é editor chefe desde 2017. Anteriormente esteve na Towers Watson, na Fact Research Systems, na Glass, Lewis & Co. . Licenciado em Ciência Política pela Universidade de Miami, tem um MBA em Economia Internacional pela mesma Universidade.

 

 

 

 

 

1 Comment

Leave a Reply