Crise Financeira no Horizonte. Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise: 5. Um outro olhar sobre o disfuncionamento dos mercados financeiros – 5.5. Um negociante veterano de opções explica a estratégia intrincada que os negociantes da Reddit utilizaram para enganar Wall Street na sua aposta contra a GameStop – e partilha 2 formas que levam a que a subida parabólica do ativo possa alterar permanentemente o mercado de ações. Por Vicky Ge Huang

Logo tipo de WallStreetBets, um sítio subreddit, área de interesse criada pelos utilizadores onde são organizadas discussões na Reddit, um site deTamb´rrm  agregação de notícias sociais, classificação de conteúdos web e de discussão.

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise

 

5. Um outro olhar sobre o disfuncionamento dos mercados financeiros

5.5. Um negociante veterano de opções explica a estratégia intrincada que os negociantes da Reddit utilizaram para enganar Wall Street na sua aposta contra a GameStop – e partilha 2 formas que levam a que a subida parabólica do ativo possa alterar permanentemente o mercado de ações

 

 Por Vicky Ge Huang

Publicado por  em 30/01/2021 (ver aqui)

 

O operador amador Damian McVeigh senta-se em frente dos computadores com a sua filha Avril em casa durante o surto de coronavírus (COVID-19), em Belfast, Irlanda do Norte, a 16 de Junho de 2020. Rachael McVeigh/Reuters

– Steve Sosnick é o principal estratega da Interactive Brokers e principal responsável da sua unidade de operações em bolsa, Timber Hill.

– Sosnick desmonta as liquidações forçadas de vendas a descoberto e a variável gama que os operadores de Reddit puseram em prática com GameStop.

– Também partilhou a forma como os movimentos parabólicos destas ações de alta volatilidade podem alterar permanentemente os mercados.

 

Os mercados foram possuídos pela mania da GameStop na semana passada, e foi difícil não prestar atenção.

O retalhista de lojas físicas por todo o mundo, que em tempos foi deixado a morrer lentamente ao longo do confinamento induzido pelo coronavírus, aumentou mais de 1,300% no último mês.

A subida estratosférica da GameStop, conduzido na sua maioria por operadores de retalho de WallStreetBets da Reddit, abalou profundamente fundos de cobertura de risco como a Melvin Capital e a Citron Research. De acordo com o fornecedor de dados Ortex, os vendedores a descoberto contra GameStop perderam cerca de 19 mil milhões de dólares em 2021.

 

E isto não é tudo.

Depois de Robinhood se ter juntado a outras grandes corretoras na quinta-feira para restringir a negociação com a GameStop, alegadamente causando a queda das ações até 60% antes de retomar a sua corrida em alta, a SEC disse que estava “a acompanhar de perto e a avaliar a extrema volatilidade dos preços” destas chamadas ações “da moda” ou ações altamente voláteis. Os democratas do Congresso prepararam-se para realizar duas audições sobre as práticas de Wall Street e o comércio online.

Como é que tudo isto aconteceu? Embora os operadores de retalho de Reddit tenham sido muitas vezes descritos como jovens não sofisticados e inexperientes que negoceiam sobre os cheques de estímulo económico recebidos como estímulo face ao Covid 19 na cave  dos seus pais, a estratégia que empregaram – uma liquidação forçada sobre as vendas a descoberto que acabou por se transformar numa compra forçada nos criadores de mercado e vendedores de opções de compra dita variação de Gama – é na realidade bastante complexa.

Para descobrir como estes pequenos investidores de retalho ultrapassaram os gestores de fundos de investimento especulativo, a Insider falou com Steve Sosnick, o estratega principal da Interactive Brokers e principal responsável de Timber Hill, a divisão das operações em bolsa da empresa.

Um veterano em operações de bolsa com mais de três décadas de experiência em opções e negociação de ações, Sosnick conhece bem o que é uma liquidação forçada de vendas a descoberto e uma evolução do gama, que expressa operações de cobertura dos criadores de mercado quando este se verifica.

 

O que é uma liquidação forçada das vendas a descoberto?

Para jogar a descoberto sobre um título, os investidores precisam de pedir ações emprestadas aos seus corretores. Depois, venderão as ações a outros no mercado com a expectativa de que as ações venham a descer.

Quando isso acontecer, estes investidores esperam comprar as ações que antes venderam para as entregar a quem as pediram emprestado, o corretor, e embolsam a diferença depois de pagos os encargos ligados ao empréstimo das ações. Esta é uma estratégia clássica de venda a descoberto “vender alto, comprar baixo”.

O processo pode parecer suficientemente inofensivo, mas o risco é que os investidores terão de comprar as ações vendidas em algum momento, independentemente do preço a que estas estejam. Mesmo que optem por não comprar de volta estas ações imediatamente, terão de depositar dinheiro suficiente nas suas contas porque o corretor está a emprestar as ações numa base colateralizada e eles querem garantias para o seu empréstimo.

É por isso que, à medida que as ações vão subindo, os corretores vão pedindo mais dinheiro aos vendedores a descoberto.

Sosnick acrescenta que outra armadilha para um vendedor a descoberto é que se o emprestador das ações as vender entretanto, então o vendedor a descoberto terá de ir procurar novas ações para pedir emprestado. Se o especulador a descoberto não conseguir encontrar novas ações para pedir emprestado, terá de sair e comprar essas ações, quer queira quer não.

“Estes dois elementos são o que contribuiu para uma liquidação forçada das suas posições em aberto. Assim, ou a ação se torna demasiado difícil de encontrar ou demasiado cara para ser emprestada ou a ação começa a subir demasiado depressa”, disse ele. “Então estes vendedores a descoberto são forçados a cobrir as suas operações. E se isso acontecer com rapidez suficiente, cria um ciclo de feedback e torna-se uma profecia auto-realizadora”.

 

E foi assim que a saga GameStop começou.

Os operadores de retalho de Reddit lançaram-se sobre a GameStop porque era um dos títulos em que a taxa de ações a descoberto relativamente às ações disponíveis no mercado era das mais elevadas em Wall Street. A certa altura, este rácio era de 144% das suas ações disponíveis para negociação.

Este enorme rácio sobre GameStop significava que os operadores de retalho de Reddit nas suas operações em bolsa podiam comprar coletivamente as ações, aumentar os preços das suas ações, e forçar os vendedores a descoberto a terem de comprar as acções GameStop para limitar as suas perdas.

Foi exatamente isso que aconteceu, exceto que as perdas foram de tal modo enormes que a Citron Research, por exemplo, teve de cobrir a maioria das suas posições a descoberto GameStop com uma perda de 100%.

 

O que é uma evolução em alta de gama?

A liquidação forçada das operações a descoberto em GameStop transformou-se numa evolução positiva de gama quando os operadores de Reddit começaram a utilizar opções de compra, uma forma alavancada de apostar que as ações irão subir.

Para compreender o que é o indicador gama, os investidores precisam de olhar para o delta, que mede o quanto se pode esperar que a opção se mova face a uma determinada movimentação na ação subjacente.

Para cada comprador de opções de compra, há um vendedor de opções de compra ou o dealer, que precisa de cobrir a sua venda da opção de compra comprando a ação subjacente; a isso chama-se uma cobertura delta.

Se o delta permanecesse inalterado durante a vida de uma opção, a cobertura seria uma atividade bastante simples. Mas o delta tende a mudar, e é aí que entra o indicador gama, que mede a taxa de variação do delta ao longo do tempo.

À medida que o valor das ações subjacentes se aproxima cada vez mais do preço de exercício da opção de compra, os negociantes terão de comprar cada vez mais ações para se cobrirem, empurrando ainda mais o preço das ações para cima. Isto é conhecido como uma pressão do efeito gama, e foi isso que os operadores de retalho Redit exploraram em seu proveito.

“Aquele que ficou em posição curta com a opção de compra, o vendedor da opção, encontra-se exposto a um nível cada vez maior ao movimento do título porque o delta das opções mudou e o preço do título subiu”, disse Sosnick.

“Por isso, quem quer que seja que fique exposto, que precisa de ser coberto, encontra-se na situação de ter agora de comprar mais ações. Levado ao extremo, isso torna-se um tipo de ciclo de feedback semelhante ao da liquidação forçada de uma venda a descoberto”.

 

Duas mudanças potenciais para o mercado

As liquidações forçadas das vendas a descoberto existem há tanto tempo desde que os investidores começaram a vender a descoberto ações. Até mesmo os efeitos de subida do gama já foram utilizados por operadores de retalho para comprar ações antes. Mas a mania do GameStop pode ter implicações a longo prazo para os mercados.

“Se uma estratégia funcionar, as pessoas tendem a continuar a utilizá-la até que deixe de funcionar”, disse Sosnick. “Esta tem funcionado espetacularmente bem, por isso, a curto prazo, os mercados ajustam-se”.

Sosnick pensa que haverá dois ajustamentos principais. Um é que os investidores ficarão mais relutantes a especularem a descoberto e os vendedores a descoberto ficarão mais relutantes em tomar posições extremas.

Essa previsão já se tornou realidade quando Andrew Left de  Citron Research anunciou na sexta-feira que deixará de publicar pesquisas sobre vendas a descoberto depois o ter feito durante 20 anos. Em vez disso, Left vai mudar apenas para longas “oportunidades multi-bagger” prazo para investidores individuais.

A segunda consequência é que os investidores irão provavelmente ver os preços das opções de compra sistemicamente mais elevados em relação às suas contrapartes de ações.

Sosnick explica que, embora tenha havido uma procura natural de opções de venda por precaução[1] e uma oferta natural de opções de compra com o preço de exercício da opção acima do valor de mercado, há agora uma mudança radical na quantidade procurada para as opções de compra com preço de exercício acima do preço de mercado (“out the money”) dado o fervor dos operadores de retalho em bolsa em comprar tais opções de compra.

Sosnick explica que, embora tenha havido uma procura natural de proteção pela vende de opções de venda  e uma natural de oferta de opções de compra a valores de exercício acima do valor atual de mercado , há agora uma mudança radical na quantidade da procura de opções de compra para valores de exercício acima do mercado, dado o fervor do retalho em comprar tais opções de compra

“Qual é a coisa lógica para o mercado fazer nessa situação? Aumentar sistematicamente o preço”, disse ele. “Há sempre um preço ao qual alguém está disposto a vender, mas se a equação oferta-procura mudou, sistemicamente as pessoas vão exigir mais dinheiro para vender as opções”.

 

_______________

Nota

[1] Diz-se que se está perante a compra de opção de venda por efeito proteção e que esta é uma estratégia utilizada pelos investidores em posição longa, têm o ativo subjacente em mãos, quando essa posição longa é protegida pela compra de uma opção de venda com um preço de exercício igual ou perto do preço do activo subjacente. Uma estratégia de compra de opção de venda é também conhecida como uma opção de compra sintética.

 

_______________

A autora: Vicky Ge Huang é uma repórter de investimento sénior da Business Insider. Antes de se juntar ao BI, ela cobriu as indústrias de gestão de riqueza e activos dos EUA para AdvisorHub e Citywire USA. Anteriormente, cobriu o sector da tecnologia, meios de comunicação e telecomunicações para The Street e The Deal, bem como notícias de última hora para The Associated Press. É licenciada em jornalismo pela Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia em Maio de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply