MPPM – NOTÍCIAS DA PALESTINA – MARÇO de 2021

 

Agir

 

MPPM assinala Dia da Terra Palestina

O MPPM assinalou o Dia da Terra Palestina, numa iniciativa conjunta com a UPP – Universidade Popular do Porto e com o CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação, com uma videoconferência moderada por Kátia Castro, da Direcção da UPP, e em que intervieram Jorge Cadima, da Direcção Nacional do MPPM e Ilda Figueiredo, Presidente do CPPC. Apresentamos um resumo das intervenções e a ligação para o documentário exibido a abrir a sessão.

https://www.mppm-palestina.org/content/mppm-assinala-dia-da-terra-palestina

 

Apelo à presidência portuguesa do Conselho da UE

https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Palestina-Soberana

Intervenção

 

MPPM rende homenagem às mulheres palestinas

No Dia Internacional da Mulher o MPPM homenageia as mulheres que, em todo o mundo e em especial na Palestina, lutam pela liberdade, pela justiça, pela igualdade, contra a discriminação. Como forma de homenagem, apresentamos o poema “Quero contar ao mundo uma história”, de Nahida Izzat, forçada a sair de Jerusalém, onde tinha nascido, em 1967, com apenas sete anos..

https://www.mppm-palestina.org/content/mppm-rende-homenagem-mulheres-palestinas
[08.03.2021]

O MPPM condena os ataques à Síria

Nos últimos três dias de Fevereiro, aviões norte-americanos bombardearam a zona de fronteira entre a Síria e o Iraque, enquanto Israel lançou um ataque de mísseis contra a região de Damasco. O MPPM condena de forma veemente estes ataques militares dos EUA e de Israel contra a Síria e reclama do Governo português uma clara condenação de qualquer agressão militar contra a soberania e integridade territorial da Síria.

https://www.mppm-palestina.org/content/o-mppm-condena-os-ataques-siria
[03.03.2021]

 

Análise

 

«Territórios palestinos controlados por Israel na mira do Tribunal Penal Internacional (TPI)», por António Bernardo Colaço

O Juiz-Conselheiro jubilado do STJ António Bernardo Colaço parte do reconhecimento pelo TPI de que tem jurisdição sobre os territórios palestinos ocupados por Israel desde 1967 para concluir que, qualquer que seja o posicionamento sobre o conflito israelo – palestino, a decisão do TPI resolve duas questões de princípio: a Palestina é, para todos os efeitos, um Estado em cujo território as condutas a investigar ocorreram, e a Palestina é um Estado Membro do TPI.

https://www.mppm-palestina.org/content/territorios-palestinos-controlados-por-israel-na-mira-do-tribunal-penal-internacional-tpi
[22.03.2021]

 

Notícias

 

MPPM recebido na Assembleia da República

Uma representação do MPPM foi recebida na Assembleia da República pelo vice-presidente Fernando Negrão, em representação do presidente da AR, para apresentar o Apelo dirigido à presidência portuguesa do Conselho da União Europeia para que reconheça o Estado da Palestina e para que desenvolva uma acção junto dos outros Estados Membros para que ajam no mesmo sentido.

https://www.mppm-palestina.org/content/mppm-recebido-na-assembleia-da-republica 
[31.03.2021]

 

A Universidade de Ariel e o Horizonte 2020: A UE está a legitimar os colonatos ilegais de Israel

Mais de cinco centenas de académicos de mais de 20 países europeus, incluindo Portugal, e de Israel, subscreveram uma carta aberta em que denunciam a legitimação pela União Europeia da política de ocupação de Israel ao financiar, com fundos europeus, projectos envolvendo instituições académicas sediadas nos colonatos israelitas ilegais.

https://www.mppm-palestina.org/content/universidade-de-ariel-e-o-horizonte-2020-ue-esta-legitimar-os-colonatos-ilegais-de-israel 
[30.03.2021]

Araqeeb, uma aldeia beduína árabe demolida pela 185ª vez

Os beduínos que habitam o deserto de Naqab (Negev) são alvo de perseguição constante do exército israelita. Mas, denotando enorme resiliência, reconstroem as suas aldeias de cada vez que são destruídas.

https://www.mppm-palestina.org/content/araqeeb-uma-aldeia-beduina-arabe-demolida-pela-185a-vez
[26.03.2021]

Marinha israelita afundou barco de pescadores palestinos nas águas de Gaza

O assédio da marinha israelita aos pescadores da Faixa de Gaza é quotidiano. Confinados por um bloqueio que dura há mais de 13 anos, até esta fonte de sobrevivência lhes é coarctada.

https://www.mppm-palestina.org/content/marinha-israelita-afundou-barco-de-pescadores-palestinos-nas-aguas-de-gaza
[26.03.2021]

Apenas quatro por cento das famílias de Gaza têm acesso a água segura

O Estado de Israel controla 85% da água da Palestina que, na sua maioria, é destinada a Israel e aos colonatos. A que é vendida aos palestinos, é-o a preços especulativos. Em Gaza a situação é de pré-catástrofe humanitária.

https://www.mppm-palestina.org/content/apenas-quatro-por-cento-das-familias-de-gaza-tem-acesso-agua-segura
[22.03.2021]

Israel, Estado racista

Neste Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, é oportuno recordar que Israel é um Estado que comprovadamente pratica a discriminação racial, tanto no seu território como nos territórios ocupados sob seu controlo efectivo. As evidências são fornecidas pelos peritos independentes que integram o Comité das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial.

https://www.mppm-palestina.org/content/israel-estado-racista
[21.03.2021]

Recordando Rachel Corrie, morta há 18 anos pelo exército israelita

Rachel Corrie foi esmagada por um buildozer do exército israelita quando participava numa acção de protesto não-violenta na Faixa de Gaza. A justiça israelita ilibou os militares e responsabilizou Rachel. Temos o dever de não esquecer Rachel nem o crime que a vitimou.

https://www.mppm-palestina.org/content/recordando-rachel-corrie-morta-ha-18-anos-pelo-exercito-israelita
[16.03.2021]

Israel confisca grandes extensões de terras palestinas perto de Belém

Quando Netanyahu anunciou o adiamento da anexação “de jure” da Cisjordânia, a comunidade internacional deitou-se de consciência tranquila. Mas a anexação “de facto” continua imparável, silenciosa e silenciada. Imprescindível ler o relatório de duas organizações israelitas – B’Tselem e Kerem Navot – que referimos nesta notícia e onde escalpelizam a política de colonização de Israel na Cisjordânia.

https://www.mppm-palestina.org/content/israel-confisca-grandes-extensoes-de-terras-palestinas-perto-de-belem
[15.03.2021]

Evocando Mahmud Darwish no dia do seu 80º aniversário

Mahmud Darwish faria hoje 80 anos. Na impossibilidade de lhe prestar a devida homenagem pública, deixamos aqui uma breve evocação da sua vida e pensamento em que incluímos um testemunho do seu amigo José Saramago.

https://www.mppm-palestina.org/content/evocando-mahmud-darwish-no-dia-do-seu-80o-aniversario
[13.03.2021]

Balanço de uma quinzena na Palestina: 17 feridos, 158 detidos, 35 propriedades demolidas e mais…

A Agência das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários nos Territórios Palestinos Ocupados (OCHA-OPT) publica quinzenalmente o Relatório sobre Protecção de Civis. O mais recente, que aqui detalhamos, é bem ilustrativo da brutalidade da ocupação levada a cabo pelo exército e pelos colonos.

https://www.mppm-palestina.org/content/balanco-de-uma-quinzena-na-palestina-17-feridos-158-detidos-35-propriedades-demolidas-e-mais
[07.03.2021]

Professor palestino distinguido com o prestigiado Global Faculty Award

Um professor da Universidade Al-Azhar, em Gaza, foi distinguido com um prestigiado prémio internacional. Facto tanto mais notável quanto ocorre num território que está sujeito a um iníquo bloqueio há mais de 13 anos. Mais um testemunho da resiliência do povo palestino.

https://www.mppm-palestina.org/content/professor-palestino-distinguido-com-o-prestigiado-global-faculty-award
[06.03.2021]

 

Informação

 

 

Boletim da Divisão dos Direitos Palestinos da ONU 

A Divisão dos Direitos Palestinos da ONU publicou os Boletins relativos a Janeiro e Fevereiro de 2021 onde são referidas as acções relevantes para a Questão da Palestina desenvolvidas pelo sistema das Nações Unidas e por organizações intergovernamentais.

https://www.un.org/unispal/document/action-by-un-system-and-intergovernmental-organizations-relevant-to-question-of-palestine-january-2021-monthly-bulletin/
https://www.un.org/unispal/document/action-by-un-system-and-intergovernmental-organizations-relevant-to-question-of-palestine-february-2021-monthly-bulletin/

 

Saber Mais

 

Exposição: «Esta Bandeira da Esperança: Um Olhar Sobre a Questão Palestina»

A Questão Palestina não é um conflito israelo-palestino. É uma história de violência sobre o povo palestino, de violação dos seus direitos humanos, de ocupação do seu território, de apropriação dos seus recursos.
Mas é, também, a história da resistência heróica de um povo pela afirmação da sua identidade nacional, assente numa cultura milenar, e a história da luta pelo reconhecimento dos seus direitos naturais.
É um pouco dessa história que contamos nesta exposição para que sejamos cada vez mais os que, correspondendo ao apelo de Mahmoud Darwich, ajudam o povo palestino a carregar a sua bandeira de esperança.
Veja a exposição em formato e-book:

https://online.fliphtml5.com/chxui/qngl/

 

 

Leave a Reply