MUSEU DO NEO-REALISMO – LANÇAMENTO do livro “ARQUIMEDES DA SILVA SANTOS: UM HOMEM (FORA) DO SEU TEMPO”, de MIGUEL FALCÃO e ISABEL ALEIXO – SÁBADO, 12 de JUNHO, às 16 horas – em VILA FRANCA DE XIRA

 

 

No próxima dia 12 de junho, pelas 16h00, decorrerá no Museu do Neo-Realismo o lançamento do livro Arquimedes da Silva Santos: um homem (fora) do seu tempo de Miguel Falcão e Isabel Aleixo, com  a presença dos autores e de familiares de Arquimedes da Silva Santos e apresentação de Jorge Ramos do Ó, Doutorado em Ciências da Educação e Professor Associado com Agregação e Investigador do Grupo “Currículo, Formação de Professores e Tecnologias” do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

“O livro surge da vontade de articular e questionar, numa obra, os diversos ‘mundos’ que habitaram aquela mesma personalidade, multímoda e nem sempre apreendida na globalidade, embora sobejamente conhecida por segmentos do seu percurso de vida. Para uns, o poeta ou o precursor do Neo-Realismo… Para outros, o médico ou o pioneiro da Educação pela Arte em Portugal… Para alguns, o dinamizador de práticas artísticas ou o participante ativo na oposição à ditadura salazarista… Para muito poucos, o mesmo ‘homem de tudo aquilo. Chegou a dizer que devia ter vivido no século XIX, como o seu poeta de eleição, Antero de Quental, já que, não raras vezes, se sentiu fora da sua época. E, no entanto, a sua biografia revela-o como um homem profundamente empenhado na realidade do seu tempo”.

Sobre os autores: Miguel Falcão é Doutorado em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa, Professor Coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa e Investigador Integrado do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Isabel Aleixo é Licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Pós-graduada em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e Professora dos ensinos básico e secundário.

Entrada livre. Lugares limitados de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.

A Vereadora

Manuela Ralha

 

Gabinete de Comunicação e Imagem

 

 

Tel.: 263 285 626
Email: museuneorrealismo@cm-vfxira.pt

Leave a Reply