A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO – Debate entre personagens marcantes da HISTÓRIA UNIVERSAL – HÉLDER MATEUS DA COSTA – participação da sociedade civil – ERNST ROHM, ADELAIDE CABETE e THOMAS JEFFERSON – AMANHÃ, SEGUNDA-FEIRA, 1 de NOVEMBRO, às 19.30

Debates entre personagens marcantes da HISTÓRIA UNIVERSAL

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

Adelaide Cabete (Alcáçova, Elvas, 25 de janeiro de 1867 — Lisboa, 14 de setembro de 1935) foi uma das principais feministas portuguesas do século XX. Republicana convicta, foi médica obstetra, ginecologista, professora, maçom, autora, benemérita, pacifista, abolicionista, defensora dos animais e humanista.

Foi pioneira na reivindicação dos direitos das mulheres, e durante mais de vinte anos, presidiu ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas. Interpretação de Lídia Jorge, escritora.

Ernst Röhm ( 28 de novembro de 1887 – 1º de julho de 1934) foi um militar alemão e membro do Partido Nazista. Odiava a república democrática em que se transformou a Alemanha com a assinatura do Tratado de Versalhes. “Seu objetivo era recriar na Alemanha um poderoso partido nacionalista…”.

Contudo, na madrugada de 30 de junho de 1934, Röhm foi preso pessoalmente por Hitler num hotel nos arredores de Munique e, resistindo à prisão, foi levado à força ao cárcere de Stadelhein. Ernst Röhm foi assassinado um dia após o episódio denominado Noite das Facas Longas, na cela de sua prisão em Munique, após recusar o suicídio como forma de confessar seus supostos planos para levar a S.A. ao controle do Reich. Interpretação de João Soares, editor.

Thomas Jefferson (Shadwell, 13 de abril de 1743 – Charlottesville, 4 de julho de 1826)[1] foi o terceiro presidente dos Estados Unidos (1801-1809) e o principal autor da declaração de independência (1776) dos Estados Unidos. Jefferson foi um dos mais influentes Founding Fathers (os “Pais Fundadores” da nação), conhecido pela sua promoção dos ideais do republicanismo nos Estados Unidos. Visualizava o país como a força por trás de um grande “Império de Liberdade” que promoveria o republicanismo e poderia combater o imperialismo britânico. Interpreta o jornalista Carlos Albino.

Reservas

Tel. 213 965 360 / 913 341 687

Email. bilheteira@abarraca.pt

BOL Bilheteira Online https://abarraca.bol.pt/

 

Contactos:

 

 

Leave a Reply