ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESCRITORES – MARIA JUDITE DE CARVALHO e CARLOS DE OLIVEIRA – CENTENÁRIOS – HOMENAGEM – PROGRAMA – BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS – em LISBOA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Associação Portuguesa de Escritores evoca, durante o mês de Novembro e no contexto dos centenários do seu nascimento, dois nomes maiores da Literatura Portuguesa, Maria Judite Carvalho e Carlos de Oliveira.

No dia 8, pelas 18h30, na Biblioteca Palácio Galveias, proceder-se-á a leituras pelos participantes e assistentes, da obra de Maria Judite de Carvalho, narradora de estirpe inconfundível do primeiro (As Palavras Poupadas), aos últimos dos seus livros (Seta Despedida e Diários de Emília Bravo). A anteceder ouvir-se-ão as palavras Inês Fraga e Isabel Cristina Mateus sobre a Autora.

A 15, também pelas 18h30, no mesmo local, Osvaldo Manuel Silvestre realizará uma conferência sobre Carlos de Oliveira, autor decisivo do século XX português (Casa na DunaAlcateiaPequenos BurguesesUma Abelha na ChuvaFinisterraO Aprendiz de FeiticeiroTrabalho Poético), numa sessão que conta com a presença do actor Rui Mendes na interpretação de textos poéticos e do pianista Luís Pipa, que executará peças de Philipp Scharwenka e Vianna da Motta.

Para 22, para a sala polivalente do Palácio Galveias, foi programada a projecção do filme Sobre o lado Esquerdo, de Margarida Gil, que dialogará sobre Carlos de Oliveira com José Manuel Mendes e António Pedro Pita a partir das 19h00.

A iniciativa tem a coordenação de Luís Machado e antecipa dossiês sobre ambos os escritores, entre outros, no próximo número de revista O Escritor, a sair em breve.

As sessões têm entrada livre e contam com o apoio da Antena 1 e da Biblioteca Palácio Galveias.

2 Comments

Leave a Reply