CARLOS REIS – BOM DIA! – UM TOM PARA JOBIM, de SIVUCA – com WYNTON MARSALIS, GABRIEL GROSSI, HAMILTON DE HOLANDA, MESTRINHO e PROVETA

Um tom pra Jobim- Wynton Marsalis, Gabriel Grossi, Hamilton de Holanda , Mestrinho, Proveta. – YouTube

Indescritível. Tentar descrevê-lo (como a qualquer tema musical em geral) é uma impossibilidade e certamente de uma enorme inutilidade – já lá dizia o Luís Villas-Boas, quando raramente entrevistado na rádio ou televisão e quase sempre por palermas encartados: ouçam, é sempre melhor do que falar sobre.

Mas eu tento descrever. Quero lá saber.

Este tema do Sivuca, dedicado ao Tom Jobim como qualquer um percebe, é um tema lindíssimo, sempre em crescendo e o que ele tem de balanço e alegria, tem também de uma discreta nostalgia, especialmente na sua segunda parte.

Mas quanto a mim aquela repetição de não sei quantos em quantos compassos, de oito notas em forma de interrogação e a partir das quais tudo recomeça, é linda e parece-me ser mesmo a base da intenção do tema.

Mais uma vez brasileiros do Samba e americanos do Jazz se encontram olhos nos olhos, tempo no tempo, uma felicidade, uma alegria e uma recíproca admiração repartidas ao longo de todas as maravilhosas intervenções de cada um.

Com a curiosidade daqueles dois, lá atrás (o trompete e o sax soprano) assim como que sentados na mesa do fundo do Café a observar e a comentar, mas também a intervir, convictos e cheios de gozo.

Carlos

Sivuca (1930-2006) – Obrigado à Wikipedia

Obrigado a Gabriel Grossi e ao youtube

 

Leave a Reply