O comércio com colonatos ilegais, como os que Israel mantém na Cisjordânia ocupada, reforça o seu desenvolvimento e torna os Estados europeus cúmplices das violações dos direitos humanos causadas pela colonização.
Uma coligação de mais de uma centena de organizações europeias, entre as quais o MPPM, está a promover uma Iniciativa Cidadã Europeia (ICE) para proibir o comércio com os colonatos ilegais em territórios ocupados, no respeito pelo direito internacional.
Uma ICE é um mecanismo da União Europeia que permite aos seus cidadãos participar directamente no desenvolvimento das políticas da UE.
Os colonatos israelitas foram declarados ilegais pelo Tribunal Internacional de Justiça (09/07/2004) e pelo Conselho de Segurança da ONU (Resolução 2334 de 23/12/2016).
Vivem na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental ocupadas mais de 650 000 colonos israelitas. Devido à política de colonização de Israel, mais de 60% do território da Cisjordânia está interdito aos Palestinos.
Na Palestina, a colonização é um grande obstáculo a uma paz justa e duradoura, nomeadamente à autodeterminação do povo palestino e ao seu direito a constituir um Estado.
Assine e partilhe a Iniciativa Cidadã Europeia!
***
Saiba mais clicando em:
(20+) Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente | Facebook