Oscar Peterson – Sweet Georgia Brown – YouTube
Tinha de “me redimir” após o ataque de nostalgia adolescente de um ontem chuvosamente atribulado.
Deus foi bom e misericordioso e guiou-me através deste seu novo reino digital (que aliás ainda não domina muito bem, diga-se de passagem) deixando-me de joelhos aos pés do Oscar Peterson, do Ray Brown e do NHOP (Niels-Henning Ørsted Pedersen, para os íntimos – escrevi-lhe apenas as iniciais para não me cansar muito, logo pela manhã).
O Oscar, toda a gente o conhece: faz parte do dia a dia e da rotina de uma data de cidadãos deste país.
O Ray Brown, durante anos, fez parte de um dos seus trios mais importantes – LPs e CDs que eu e a maior parte de todos nós temos na arrecadação e na despensa.
Quanto ao NHOP (Niels-Henning Ørsted Pedersen, para os íntimos – escrevi-lhe apenas as iniciais para não vos cansar muito, logo pela manhã) deve ter sido um dos últimos e mais fantásticos contrabaixistas que trabalhou com o Oscar Peterson.
Apenas quero acrescentar que não há muito a acrescentar. O conhecidíssimo tema “Sweet Georgia Brown” (tantas vezes evocado por Carminho, Emanuel Moura, etc.) nunca deve ter sido assim tão perscrutado, desenvolvido e acelerado a um paroxismo e um virtuosismo como o destes três Músicos, que me deixaram sem respiração.
O próprio Deus – apesar de eles terem sido criados à Sua imagem e semelhança, como toda a gente sabe – ficou desta vez sem palavras, uma vez que eles são rápidos e competentes demais para os seus rudimentares conhecimentos musicais. Perdeu-se, por momentos e compassos, a palavra do Senhor.
É o que faz ter tantas e tão múltiplas ocupações.
Carlos

Obrigado a Lucas Dann e ao youtube