CARLOS REIS – BOM DIA! – QUARTETO DO HOT CLUB DE PORTUGAL (1963) – HOMENAGEM A JEAN PIERRE GEBLER

https://www.youtube.com/watch?v=E6tinCkRqIg

Um rescaldo. Ou uma espécie de tal, após três furiosos e concentrados dias de 75 anos de uma existência. Este interessante vídeo, fruto de mistura e de montagem de um antigo filme (1963) com uma captação mais recente (2007) com os jovens manos Pedro e João Moreira ainda mais jovens – é o resumo impossível de uma existência e de uma vida da qual fiz e faço parte.

Poucos anos depois do primeiro filme (vou ali à guerra colonial e volto) tive de ter o cuidado de manter as quotas em dia, para o que desse e viesse. Era o que faltava –  conseguir sobreviver e depois não me deixarem entrar…

Sobrevivi. Sobrevivi, mas foram dois anos e tal “fora de casa”, sem ver nem ouvir o que ali se passava, já que o Estado Novo me tirou de lá sem me pedir licença ou autorização. Nunca tal lhe perdoei – entre muitas outras coisas, claro.

O Estado Novo nunca gostou de Jazz, aliás.

Esta conversa fiada e respectivo vídeo são evidente e exclusivamente, dirigidos a quem fazia ou faz parte daquela habitação por assim dizer, muitos deles já desaparecidos e de diferentes gerações – tanto músicos como sócios e amadores da MSI (Música Sempre Incompreendida) e não a curiosos de caves ou antros como o “meu” Hot Clube, que depois afirmam, ufanos, que sim senhor, conheço e frequento.

Estes três dias foram um exemplo. Um exemplo histórico. Um exemplo de como se consegue organizar algo de tão importante – e mais do que isso – de tão ENORME qualidade, com Músicos também de uma enormíssima enorme qualidade.

A que felizmente acorreram algumas pequenas multidões, a provar que nem só de futebol, folclore barato, música pimba ou televisão vivem os portugueses. Minorias, quer queiramos ou não.

Apenas senti a falta de amigos, já que por ali tive de me internar sozinho – mas logo tropecei em gente conhecida ou a conhecer e o saldo, embora um pouco solitário, foi positivo. Viva, portanto, a Música e entre toda ela, o Jazz.

Carlos

Obrigado a HCPJazz e ao youtube

 

Homenagem a Jean Pierre Gebler

Justiniano Canelhas – piano

Bernardo Moreira – contrabaixo

Manuel Jorge Veloso – bateria

Convidados:

João Moreira – trompete

Pedro Moreira – sax tenor

 

Hot Clube, 30 de Janeiro de 2007

 

 

Leave a Reply