MPPM – NOTÍCIAS DA PALESTINA – JULHO de 2023

 

Agenda

Identity & Land — Exposição de Rita Andrade

Em Identity & Land, a pintora e activista Rita Andrade partilha aquela que foi a sua experiência durante a sua viagem à Palestina em 2019. A artista utiliza a pintura, uma forma pacífica de comunicação, como forma de protesto contra a ocupação ilegal de Israel na Palestina.
Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, no Largo da Academia Nacional de Belas-Artes.
Inaugura no dia 8 de Agosto, às 17h00, e ficará patente até 26 de Agosto
Horário: 2ª a 6ª entre as 10h00 e as 17h00; sábado entre 10h00 e as 15h00.

 

Nadar com Gaza

Desde 2007 os habitantes de Gaza vivem numa prisão a céu aberto. Não têm parques, nem montanhas, nem vales. Mas têm o mar. O único espaço livre para lazer. Este ano, no dia 26 de Agosto, mais de 500 crianças de Gaza que acabaram de aprender a nadar, vão mergulhar no mar no âmbito do Festival de Natação de Gaza.
Juntemo-nos a eles no mar, num rio ou mesmo numa piscina para um mergulho solidário no âmbito desta campanha internacional.
A Elena Probst e o Hindi Mesleh vão promover uma iniciativa na Praia de Carcavelos, no dia 26 de Agosto, às 13 horas. Se estiver ali perto, junte-se a eles e aos seus amigos.
Mas se não puder ir a Carcavelos, crie a sua própria iniciativa e inscreva-a neste formulário para que outros a conheçam.
Para saber se há algum evento de Nadar com Gaza na sua região veja aqui: https://swimwithgaza.com
Pode acompanhar a evolução desta iniciativa internacional no Facebook ou no Twitter.

Opinião

MPPM denuncia o lado escuro da sedução cultural israelita

A propósito da visita a Portugal da Batsheva Dance Company, o MPPM chama a atenção para a verdadeira natureza do seu apoiante Estado de Israel, fundado sobre a limpeza étnica do povo palestino e sustentado por uma política de ocupação colonial e de apartheid.
08/07/2023

É preciso travar o massacre do povo da Palestina!

O brutal assalto de Israel ao campo de refugiados de Jenin nos dias 3 e 4 de Julho de 2023 já provocou a morte de 12 pessoas, ferimentos em mais de uma centena e o desalojamento forçado de cerca de 3000 residentes, além da destruição em larga escala num dos campos de refugiados com maiores taxas de pobreza e desemprego.
O MPPM exige o fim imediato desta vaga repressiva de Israel sobre o povo palestino e dos seus actos de guerra na região. Portugal tem de accionar todos os meios ao seu alcance para, quer no plano bilateral, quer no plano multilateral, exigir que Israel respeite o direito internacional.
O MPPM sublinha que não há solução para a questão palestina sem o reconhecimento dos direitos nacionais inalienáveis do povo palestino. A cumplicidade com os crimes e violações do direito internacional por parte de Israel apenas alimentam uma escalada de conflito e guerra que ameaça alastrar a todo o Médio Oriente.
06/07/2023

Actualidade

Flotilha da Liberdade navega pelas crianças de Gaza

A Freedom Flotilla Coalition / Coligação Flotilha da Liberdade (FFC) é composta por iniciativas e organizações da sociedade civil de vários países e tem vindo a desafiar o bloqueio ilegal e desumano que Israel exerce sobre Gaza com viagens sucessivas desde 2010. Em 2023 a FFC navega no Norte da Europa preparando-se para, em 2024, navegar até Gaza.
28/07/2023

Assembleia da República aprova voto de solidariedade com o povo palestino nos 75 anos da Nakba

A Assembleia da República aprovou um voto de solidariedade com o povo palestino em que insta «o Governo português, à luz da Lei Fundamental do País, a Constituição da República Portuguesa, a que assuma uma posição clara e contundente, em defesa dos direitos do povo palestino e do cumprimento das resoluções da ONU que os consagram.» O projecto de voto, que foi subscrito por deputados e deputadas do PS, do PCP e do BE, que integram a Comissão Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina, foi aprovado em 18 de Julho de 2023, com alterações propostas pelo PS, na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas (2.a Comissão), com votos a favor do PS, do PCP e do BE, e votos contra do PSD e do CH, e a sua aprovação foi ratificada pelo Plenário da Assembleia da República em 19 de Julho de 2023. A iniciativa parlamentar portuguesa, reconhecendo formalmente a Nakba palestina, foi amplamente noticiada e saudada nos meios palestinos e no mundo árabe.
25/07/2023

MPPM no Acampamento «Dêem Uma Oportunidade à Paz»

Entre 21 e 23 de Julho, a Plataforma para a Paz e o Desarmamento – que o MPPM integra – organizou o Acampamento «Dêem Uma Oportunidade à Paz» que reuniu em Melides centenas de jovens de todo o país. No sábado, 22, o MPPM organizou, na Praia de Melides, um acto de solidariedade com as crianças de Gaza integrado na campanha mundial «Nadar com Gaza». Ao fim da tarde, o MPPM participou no desfile pela paz reclamando liberdade para a Palestina. No domingo, Jorge Cadima interveio, em representação do MPPM, no debate subordinado ao tema «Dêem uma Oportunidade à Paz».
25/07/2023

Nadar com Gaza em Melides

Desde 2007 os habitantes de Gaza vivem numa prisão a céu aberto. Não têm parques, nem montanhas, nem vales. Mas têm o mar. O único espaço livre para lazer. Este ano, no dia 26 de Agosto, mais de 500 crianças de Gaza que acabaram de aprender a nadar, vão mergulhar no mar no âmbito do Festival de Natação de Gaza.
Associando-se à campanha mundial «Nadar com Gaza», dezenas de jovens participantes no Acampamento «Dêem uma Oportunidade à Paz» que teve lugar em Melides, entre 21 e 23 de Julho, numa organização da Plataforma para a Paz e o Desarmamento – que o MPPM integra – manifestaram a sua solidariedade com as crianças de Gaza neste evento realizado na Praia de Melides em 22 de Julho.
23/07/2023

Carlos Almeida do MPPM em podcast do Expresso sobre Jenin

Carlos Almeida, historiador e vice-presidente do MPPM, participou num podcast do Expresso da série «O Mundo a Seus Pés» dedicado à análise da mais recente agressão israelita contra Jenin e o seu campo de refugiados. Conduzido pela jornalista Ana França, o programa contou também com a participação de Joana Ricarte, investigadora do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito de Universidade de Coimbra e professora na Universidade da Beira Interior.
15/07/2023

O horrendo massacre sionista de Lydda e Ramla foi há 75 anos

Entre 9 e 13 de Julho de 1948, as forças sionistas lançaram uma operação militar em grande escala, conhecida como Operação Dani, com o objectivo de ocupar as cidades palestinas de Lydda e Ramla, massacrando centenas de palestinos e forçando o êxodo de muitos milhares. O massacre teve lugar em duas fases, entre o fim da primeira trégua na guerra israelo-árabe, a 9 de Julho de 1948, e o início da segunda, a 18 de Julho. A primeira fase do massacre ocorreu durante o período de ocupação da cidade e a segunda durante a operação de expulsão em massa dos seus residentes, que é considerada um dos maiores actos de limpeza étnica («operações de transferência») levados a cabo pelos israelitas.
14/07/2023

«Para saber a natureza da NATO basta olhar para o Médio Oriente»

Por iniciativa do CPPC, coincidindo com a cimeira da NATO que estava a ter lugar em Vilnius, realizou-se ontem, quarta-feira, uma Tribuna Pública «Paz Sim! NATO Não!», no Largo José Saramago em Lisboa. Jorge Cadima interveio, em representação do MPPM, para denunciar as agressões da NATO, dos seus Estados membros e dos seus aliados regionais, no Médio Oriente.
13/07/2023

Acto público em Lisboa junta uma centena contra massacres israelitas

O MPPM convocou para esta sexta-feira um acto público, para protestar contra a violência de Israel para com o povo palestino, que juntou uma centena de pessoas no Rossio, em Lisboa.
07/07/2023

Israel lança mortífero ataque aéreo e terrestre contra campo de refugiados de Jenin

As forças armadas israelitas lançaram, na madrugada desta segunda-feira, uma operação em grande escala contra o campo de refugiados de Jenin, no norte da Cisjordânia ocupada, envolvendo meios aéreos e terrestres, matando pelo menos oito palestinos e ferindo mais de cinco dezenas, estando alguns em estado crítico..
03/07/2023

Austrália, Canadá e Reino Unido «profundamente preocupados» com acontecimentos na Palestina

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Austrália, do Canadá e do Reino Unido emitiram hoje uma declaração conjunta onde se afirmam «profundamente preocupados com os recentes acontecimentos em Israel e na Cisjordânia, que reduzem ainda mais as perspectivas de paz.» Considerando que a expansão contínua dos colonatos é um obstáculo à paz e tem um impacto negativo nos esforços para alcançar uma solução negociada de dois Estados, apelam ao Governo de Israel para que anule estas decisões. O plano de expansão de colonatos aprovado por Israel em 26 de Junho tem sido alvo de ampla condenação internacional.
01/07/2023


Clicar em:

(20+) Facebook

MPPM | Movimento pelos Direitos do Povo Palestiniano e pela Paz no Médio Oriente (mppm-palestina.org)

MPPM – YouTube

 

MPPM Rua Silva Carvalho 184 – 1º Dtº Lisboa 1250-258 Portugal
Adicione-nos ao seu livro de endereços

Leave a Reply