OBAMA VISTO DO INTERIOR. OBAMA FACE À EVOLUÇÃO DA REPARTIÇÃO DO RENDIMENTO – 2ª PARTE – A SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS RICOS

02

Selecção, tradução e introdução por Júlio Marques Mota

Map_of_USA_with_state_names_svg

Obama visto do interior, Obama face à evolução da repartição do rendimento

2ª Parte –  A sobrevivência dos mais  ricos 

Parte I

1. Ainda há quem tenha dias felizes, muito felizes

Gráfico: Felizes dias estão por aqui, de novo, para os super-ricos

 Dave Gilson, Mother Jones, 23 de Setembro de 2014

Obama - interior - XIII

Com Washington paralisada por questões básicas quanto ao que se deve fazer, sobretudo sobre o médio prazo, mostremos graficamente como está a situação do congelamento dos salários na América. Iremos colocar  diariamente  um novo gráfico e durante as duas  próximas semanas. O gráfico de hoje mostra-nos como é que a retoma económica na América deixou a maioria dos americanos.

A grande recessão terá  oficialmente terminado  há cinco anos, mas isto  é novo  para milhões de americanos: um  deslumbrante aumento de 95 por cento de crescimento de rendimento  produzido desde que começou a retoma da economia foi acaparado pelos super-ricos. Os  1 por cento terão capturado  quase todo o crescimento de rendimento que se verificou pós-recessão. Compare isso com o que fizeram durante as fases  históricas de forte crescimento :

Obama -interior - XIV

Sources: Boom and recovery gains, 1% gains: Emmanuel Saez and Thomas Piketty (Excel); average household income: Census Bureau.

Illustrations and infographic design by Mattias Mackler​; Photos: Warner Bros; Peter Morgan/Reuters; Christoph Dernbach/DPA/ZumaPress; Steve Jennings/Wireimage/Getty Images; Bo Rader/Witchita Eagle/MCT/Getty Images; Kimberly White/Reuters

 

2. Gráfico: Grandes ganhos para os 1% dos 1% dos mais ricos da população americana

Dave Gilson, Mother Jones, 24 de Setembro de 2014

Passemos então a um segundo gráfico quanto ao  estado actual da desigualdade de rendimento. O gráfico anterior mostrava como os mais ricos dos americanos se desembaraçaram da Grande Recessão . O gráfico seguinte mostra-nos como é que os mais ricos dos ricos dsefrutaram de ganhos enormíssimos de rendimento durante  décadas.

Desde 1980, o rendimento real médio  dos  1 por cento disparou acima e em  mais de 175 por cento enquanto o rendimento da  inferior dos 90 por cento não se mexeu, permaneceu constante.  Mas como mostra este gráfico, a grande maioria dos ganhos foi pra a fina camada dos 1 por cento dos 1% dos mais ricos da população americana.

Obama -interior - XV

Fonte : uma série de textos, como se assinala acima, publicados pelo site Mother Jones  e organizados por Dave Gilson. Textos disponíveis em: http://www.motherjones.com/mojo/2014/09/income-inequality-one-percent-gains

(continua)

1 Comment

Leave a Reply