Bairro Alto – Projecto +Skillz, por Clara Castilho

 

 

 

A Entremundos, conjuntamente com um consórcio alargado de organizações públicas e privadas, é uma das instituições que está a implementar o projecto +Skillz na área do Bairro Alto e Baixa-Chiado. De acordo com diversos diagnósticos, verifica-se nesta área um forte cariz intergeracional da pobreza e exclusão. Assim, e de forma a dar resposta ao diagnóstico da Rede Social de Lisboa, no que toca à infância e juventude, em que importa fomentar o “desenvolvimento de políticas com medidas integradoras” para os jovens, o projecto + Skillz tem como ambição abranger quatro problemas estruturais: 

  

a) Insucesso escolar e abandono escolar precoce (de acordo com o agrupamento de Escolas  a taxa de abandono no 3º ciclo é de 3% e o insucesso no 6º ano é quase o dobro da média concelhia e nacional);

b) Desocupação de grupos significativos de jovens com baixas qualificações (a maioria com o 6º ano, embora se verifiquem muitos jovens analfabetos);

c) Desajustamento entre as competências pessoais, sociais e profissionais e as ofertas de emprego existentes na comunidade;

d) Comportamentos desviantes dos jovens ligados ao consumo e tráfico de drogas (o IDT caracteriza esta zona como TIP).

  

Assim, e mediante a aprovação de uma candidatura ao Programa Escolhas, o +Skillz tem vindo desde Janeiro de 2010 a desenvolver um trabalho pioneiro nesta área da cidade, abrangendo, entre outras, as seguintes acções: Apoio Escolar, Animação de páteos, criação de respostas de RVCC 9ºe  12º Ano, Mediação escolar e familiar, Formação Modular de barman/barmaid e serviço de mesa, Formação Modular de Geriatria, Curso de iniciação à moda e modelagem criativa, Curso de iniciação de DJ e produção musical, diversos ateliers culturais e artísticos, formação certificada em TIC e apoio ao empreendedorismo na comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Numa fase de diagnóstico, foram distribuídos sacos pela comunidade pedindo às pessoas que os enchessem com algo que fosse representativo das suas memórias e experiências relativas às suas próprias vivências no Bairro Alto. Com o que algumas das pessoas devolveram foi inaugurada a exposição “Bairro Alto é…”que mostra um retrato visual e uma identidade colectiva. Não se pretendia atingir  uma representação artística mas fazer  a síntese de uma expressão colectiva dos habitantes do Bairro Alto.

 

 

Para a sinalética foi decidido pendurar pelos estendais do Bairro Alto roupa branca com setas que indicavam o caminho até à galeria do Projecto +Skillz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Iniciativas destas precisam-se!

 

 

O +Skillz é um espaço jovem aberto a todos, onde se pode participar em várias actividades de forma a desenvolver  capacidades artísticas, escolares, profissionais e sociais que foram aprendidas na rua, na escola, em casa, com os amigos…

Destina-se a jovens e adultos até aos 24 anos da área do Bairro Alto e Baixa-Chiado.

Existem igualmente horários de uso livre e formações de informática destinadas a familiares e à comunidade em geral.

No +Skillz todas as actividades são gratuitas:


– Oficinas de Artes Plásticas, Música (DJ), Dança, Ilustração, Design Gráfico, Informática, Apoio Escolar, etc.

– Cursos de D.J. e Produção Musical, Serigrafia e Artes Gráficas, Moda e Modelagem Criativa, etc.

 

 

Leave a Reply