O QUARTO DA CRIANÇA – 2 – “O VIRTUAL EM VEZ DO REAL, O SITE EM VEZ DO SÍTIO” – por Clara Castilho

Estas são palavras de Alberto Nídio Silva, que levou a cabo uma investigação, na Universidade do Minho para doutoramento em sociologia infantil, com o título “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Trajectos Inter-geracionais”. A investigação apoiou-se em cem testemunhos orais de dez famílias, abarcando quatro gerações vivas (filhos, pais, avós, bisavós), dos 5 aos 100 anos. Recorreu ainda a imagens da Fototeca do Museu Nogueira da Silva e do Museu da Imagem, em Braga.

 

Alberto Silva chegou à conclusão de que as crianças brincam cada vez mais nos quartos, desenvolvendo menos a socialização, a solidariedade e a necessidade de compreender a diferença.

 

Esta brincadeira a sós, é feita com as tecnologias, com os brinquedos industriais – computador, consolas… Em vez do mundo real, em vez do contacto com os outros, com a implicação do corpo – em desportos, em brincadeiras ao ar livre – vivem num mundo virtual, muitas vezes sem irmãos, sem contacto com vizinhos. Enviam-se sms, fala-se pelo facebook, às vezes com pessoas desconhecidas…

 

Ligando ao pensamento anteriormente por mim defendido sobre o quarto da criança, poderemos dizer, a partir deste investigador que, nalguns casos esse espaço pode ser como que um regresso “ao tempo das cavernas”. Convém também lembrar que é lá que, muitas vezes, a criança é deixada sozinha com o seu computador e a internet, e com todos os perigos que ela representa, caso não haja supervisão por parte dos pais.

 

 O site “MiudosSegurosNa.Net”, fundado por Tito de Morais, é um projecto que ajuda Famílias, Escolas e Comunidades a promover a utilização responsável e segura das novas tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens. Existe também uma Newsletter Portuguesa Sobre a Segurança Online de Crianças e Jovens.

 

Os interessados podem consultar, entre outros, o  www.miudossegurosna.net  e www.esec-tabua.rcts.pt/

 

1 Comment

  1. Vivam!Obrigado pela referência ao Projecto MiudosSegurosNa.Net.Para além do site, existe também o blog: http://miudossegurosnanet.blogs.sapo.pt e a página no Facebook: http://www.facebook.com/MiudosSegurosNa.Net.Sobre este tema, em particular, recomendo os seguintes artigos: – 7 Coisas Para Fazer Com os Seus Filhos Na Net http://www.miudossegurosna.net/artigos/2008-01-11.html – Geocaching: TIC e Actividades ao Ar Livre http://www.miudossegurosna.net/artigos/2009-09-29.htmlCumprimentosTito de Morais

Leave a Reply