Quatre Barres
Josep Pla i Casadevall (Palafrugell, 8 de março de 1897 – Llofriu, 23 de abril de 1981).
Escritor e jornalista catalão. Escreveu a maior parte da sua obra em catalão tendo ocasionalmente escrito também em castelhano.
A sua extensa obra literária é considerada como tendo sido essencial para a modernização da língua catalã. É um dos autores mais lidos da literatura em catalão e consagrado, por muitos, como o maior prosador da literatura catalã contemporânea.
No pós-guerra viaja pelo mundo (França, Israel, Cuba, União Soviética, Estados Unidos da América do Norte, América do Sul, Médio Oriente) escrevendo reportagens e crónicas vistas por vários como um testemunho singular da história do século XX.
(texto corrigido com a supressão dum parágrafo – o anterior penúltimo – deixado por engano e apenas com fragmentos equívocos)



Sin duda los duendes de la imprenta o, en este caso, del ordenador, han jugado una mala pasada y han creado el caso en el penúltimo párrafo de este escrito. El resultado es una confusión de palabras, fechas y conceptos. La lectura debería hacerse pasando por alto dicho párrafo.
CORRECCIÓN al comentario precedente. Debe decir: “han creado el CAOS”… Como siempre, los duendes no pierden la ocasión de confundir.
Josep,Obrigado pela atenção.Suprimi o que era o penúltimo parágrafo no texto antes publicado, como deveria ter sido desde o início. Com efeito esse parágrafo eram os fragmentos sobrantes do parágrafo que escrevi e reescrevi, onde acrescentei, eliminei, troquei a ordem de palavras e acabei a desistir do mesmo.Pensei que depois disso o tinha apagado mas pelos vistos sobraram fragmentos resultando num parágrafo equívoco e sem acerto.Má fortuna a minha, pecado da não revisão.