Aos visitantes, aos viajantes e aos leitores de A viagem dos argonautas. Por Júlio Marques Mota.

Ontem publiquei um texto em que oferecia a todos aqueles que estivessem por Cannes uma nota de   cem   euros que poderiam multiplicar até terem a quantia virtual com que pudessem jantar e dormir no Mónaco, no Hotel e na sala  indicada. Mas a nota não foi publicada, para depois poder ser  impressa.  Porquê? A primeira resposta  que me veio à cabeça foi a de o nosso amigo João Machado   estaria ao lado dos grandes  senhores que no G20 estiveram a dar mostras que não estão  nada interessados em modificar a situação actual. Resposta esta sem sentido, até porque sendo o João um dos principais obreiros desta viagem e desta barca dos tempos actuais e que ao seu leme vai e nos quer a bom porto levar, não pode estar ao lado dos homens do G20 mas sim dos manifestantes que nas ruas e praças se manifestaram. Então, porque é que não publicou a nota? Por esquecimento? Também não acredito. Aliás, descobri ontem do porquê ao visitar um blog de um jornalista do Le Monde onde se dizia:

 

07 novembre 2011

 

 

La suite de Sarkozy au Majestic de Cannes a couté 3500 euros, selon Franck Louvrier


La rumeur a enflé, le suite de Nicolas Sarkozy au Majestic de Cannes aurait coûté 35 000 euros la nuit pendant le G20 de Cannes. “Faux, c’est dix fois moins, mais des suites existent à ce prix là”, assure Franck Louvrier, conseiller en communication de l’Elysée. »

 

Tudo explicado, afinal. Face a estes valores, valores descomunais, pagar uma dormida no Mónaco poderia levar a despesas deste montante. Trata-se de um montante de loucos, mas os nossos líderes quando dispostos a afundar o barco em que andamos o que é que são, senão loucos ou outra coisa ainda pior? Desde que paguemos, desde que consintamos que nos roubem, para que sejam pagos para viver desta  forma, qual o problema?  Veja-se por exemplo o dinheiro que a Troika leva de comissões para a análise dos bancos, vejam-se as comissões leoninas que a Troika nos leva, ou melhor nos rouba, para estar a certificar-se da evolução das nossas contas públicas, para  a Administração estar a ajudar. Dizem eles? É a mesma lógica. Para o João o problema era que eu disponibilizava uma nota muito baixa, dava muito trabalho a reproduzi-la e ele  como bom timoneiro não queira  que os viajantes pudessem gastar grande parte do tempo a imprimir notas para seguirem a minha sugestão. E recusou. E não publicou.

 

Pois bem, como cada um só pode oferecer de acordo com as suas possibilidades aqui disponibilizo então uma nota de duzentos euros. Poupa-se sempre metade do trabalho. E gastem bem. E bom trabalho, então.

 

Júlio Marques Mota

 

 

4 Comments

  1. O argonauta Júlio Marques Mota quis dar um contributo de 200 euros para a dormida do Sarkozy (e da Carla Bruni). Para verem o meu contributo vejam um post que eu pôr amanhã, às 12.30. Tudo ficará explicado.

  2. Tudo bem, mas a este preço? Será que são de ouro e vão para o lixo, essas ditas fraldas? Mas que sejam, que o destino seja também este. Com estes tipos, já nada me admira.Toas as hipóteses são possíveis, menos uma e esta é: ele não paga.Resta a pergunta: quem paga, afinal?Júlio Mota

Leave a Reply