COMO OS JOVENS UTILIZAM OS TELEMÓVEIS por clara castilho

 

 

 

 

 

 

 

 

 O Instituto Superior Técnico e o Instituto de Telecomunicações divulgaram o estudo “Telemóveis e os jovens: utilizações e preocupações”, através de 2471 inquéritos realizados em 40 Estabelecimentos de Ensino no Ano Lectivo 2010/2011.

O objectivo era saber a perspectiva dos jovens sobre a temática das radiações electromagnéticas ( em especial o seu grau de preocupação e eventuais medidas de precaução que tomam quando usam o telemóvel), e qual a utilização que deles faziam (vendo a variação com a idade e outros factores).

 

Nós já tínhamos essa percepção pelo que vemos com familiares e crianças/jovens que conhecemos: O telemóvel manda na vida deles! E muitos já têm mais do que um aparelho, e logo a partir dos 10 anos. E, pela minha experiência, que contacto com crianças de níveis sociais muito baixos, mesmo aí, esta realidade é frequente. Depois, o que acontece é não haver dinheiro para o carregar…

Mas vejamos agora os resultados: a média é de quase 6 chamadas por dia e mais de 30 minutos de conversação. Quanto aos SMS (sendo o serviço mais utilizado) a média passa para mais de 100 SMS enviadas por dia. Nem consigo imaginar…

 

Quanto às preocupações com as radiações, mais de 50% dos jovens indicaram preocupar-se com os possíveis efeitos das radiações electromagnéticas, mas apenas 20% já procuraram informação sobre o tema, e ainda menos indicam tomar medidas de precaução.

E quem utiliza mais este objecto? O sexo feminino é claro! A duração média das chamadas diárias é cerca de 20% superior. Já no que diz respeito ao envio de SMS, a diferença entre géneros não chega a 1%.

Os homens bem nos acusam de falarmos muito…

 

Leave a Reply