Caro leitor : Esta é uma semana em que o conceito de “jejum pascal” tem todo o cabimento, mesmo para os não crentes. Pouco há, assim, a destacar.
Na Segunda-feira, 2 de Abril, assinale-se na Sede da Metropolitana (Travessa da Galé, nº 36 – Lisboa), às 19h, a abertura do Festival internacional de Trompete Almost 6 que inclui concertos com alguns dos mais prestigiados trompetistas a nível internacional (como veremos em seguida), além de um conjunto de masterclasses e conferências.
O concerto de abertura do Festival reúne no palco os Almost 6 e Jeroen Berwaerts não sendo ainda conhecido o seu programa.
Introduzindo-os, o quinteto Almost 6 é composto por Sérgio Charrinho(trompetista na Orquestra Metropolitana de Lisboa e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra), Ricardo Carvalho (trompetista na Banda Sinfónica da G.N.R.), Filipe Coelho (professor na Escola Profissional da Metropolitana e no Conservatório Nacional), Carlos Silva (trompetista na Banda Sinfónica da G.N.R. e professor na Escola profissional de Artes da Beira Interior e Conservatório Metropolitano de Lisboa), Óscar Carmo(trompetista na Orquestra de Câmara Portuguesa) e João Duarte (percussão). Surge em 2007 com intenção de oferecer ao público música interpretada por trompete através da utilização das mais variadas surdinas bem como de toda a família dos trompetes, desde o fliscorne ao trompete piccolo.
Quanto ao trompetista belga Jeroen Berwaerts, aluno premiado do Prof. Reinhold Friedrich, tem uma abertura musical que lhe permite tocar qualquer época, em particular a contemporânea e o jazz. Editou o seu primeiro CD “In the limelight” com a pianista finlandesa Maria Olikainen, havendo ainda um outro ao vivo (da RCA) tocando a Serenata para Orquestra Nº 9 in Ré maior K. 320 “Posthorn” de W.A. Mozart.
Ei-lo a tocar o Concerto para trompete e orquestra em Mi bemol maior Hob.: VIIe.1 de Joseph Haydn com a Orquestra Filarmónica da Flandres :