Pentacórdio, segunda-feira, dia 9 de Abril de 2012. Por Rui Oliveira

 

 

 

    Na Segunda-feira 9 de Abril, o ciclo Músicas do Mundo traz ao Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, às 21h, as vozes do iraniano Alireza Ghorbani e da tunisina Dorsaf Hamdani num espectáculo que intitularam Ivresses (em torno da poesia de Omar Khayyam) com seis temas A sagração de Khayyam,EmbriaguezA ExistênciaApaixonadosInebriamento e O Escanção.


   Diz o programa : “Omar Khayyam é um poeta persa do séc. XI que conquistou o mundo declinando magistralmente a metáfora poética de Ivresse (embriaguez/ intoxicação). Os seus poemas inflamam o nosso imaginário numa espantosa fusão do canto Árabe e Persa. Acompanhadas de músicos de grande sensibilidade e virtuosismo, as vozes de Dorsaf Hamdani e Alireza Ghorbani propõem uma leitura singular e refinada, com composições originais e de grande actualidade, inspirada em músicas e poesias tradicionais do Oriente persa e árabe.”


  Apoiam-nos os seguintes instrumentistas: Ali Ghamsary  tar, divan, Saman Samimi kamanche, tanbur,Hussein Zahawy  daf, darbouka, dayera, Keyvan Chemirani  zarb, udu, bendir Sofiane Negra oud.


   Eis o primeiro tema Le sacre de Khayyam numa realização de Samuel Thiebaut em Fevereiro de 2011 (noAlhambra de Paris). Apreciem-no que é extenso e belo:

 


Leave a Reply