Ontem, dia dos trabalhadores, hoje dia dos ladrões legalizados.

 

Este texto era para ter sido publicado ontem, o que não aconteceu por lapso da coordenação. Pedimos desculpa do facto ao argonauta Júlio Marques Mota e aos leitores. 

 

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

 

Estratégia fiscal da Apple reduz os seus impostos em milhares de milhões por ano: um relatório apresentado pelo New York Times

 

Huffington Post

 

29 de Abril de 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOVA Iorque – Um relatório publicado mostra que a Apple Inc. utiliza empresas subsidiárias na Irlanda, Holanda e noutros países com baixa taxa de tributação sobre os lucros, como parte de uma estratégia que permite que a empresa gigante da tecnologia reduza fortemente a sua factura fiscal global e por milhares de milhões de dólares em cada ano.


O The New York Times, neste domingo, explicava os métodos legais utilizados pela Apple em Cupertino, na Califórnia, para evitar o pagamento de milhares de milhões de dólares em impostos federais e estaduais.

 

Ilustração dos esquemas da Apple

 

 

 

Uma metodologia se destacava neste relatório: mesmo com a empresa a estar sediada na Califórnia, a Apple criou um pequeno escritório em Reno, no Nevada, para recolher e investir os seus lucros. A taxa de imposto sobre as sociedades no Nevada é zero. Na Califórnia é de 8,84%.

 

Enquanto muitas grandes empresas multinacionais tentam reduzir as suas contribuições para o fisco, as empresas de tecnologia como a Apple, Google Inc., Microsoft e outras têm mais opções para o poderem fazer.

 

Isto é assim porque parte das suas receitas vem de produtos digitais ou de royalties sobre as patentes, o que lhes torna mais fácil movimentarem os seus lucros sujeitos a imposição fiscal entre os diversos estados dentro dos Estados Unidos ou entre países, diz o New York Times.

 

Em contraste, é mais difícil fazer o mesmo com os lucros resultantes da venda de um produto físico – como mercearia ou um carro – para um paraíso fiscal.

 

As 71 empresas de tecnologia colocadas no índice S&P 500, incluindo a Apple, Google, Yahoo Inc. e Dell, mostram que o pagamento global de impostos nos últimos dois anos tem sido feito a uma taxa que é, em média, um terço mais baixa do que as outras empresas do índice S&P 500 mostra o New York Times.

 

 

A Apple tem de modo legal afectado cerca de 70% dos seus lucros como sendo lucros obtidos no exterior, onde as taxas de tributação sobre lucros são frequentemente muito mais baixas do que nos Estados Unidos, de acordo com os dados da empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O New York Times cita um estudo realizado por Martin A. Sullivan antigo economista-chefe do Departamento do Tesouro, que estima que o valor dos impostos federais pagos pela Apple poderia ter sido mais elevado e no montante adicional de 2,4 mil milhões de dólares só no ano passado.

 

O jornal diz que a Apple pagou globalmente 3,3 mil milhões em impostos sobre os 34,2 mil milhões de lucros no ano passado. Isso representa uma taxa de 9,8%.

 

Num comunicado de resposta, a Apple disse ao Times que cumpriu com todas as leis e regras contabilísticas, e diz que as suas operações nos EUA geraram aproximadamente5 mil milhões em impostos federais e estaduais no primeiro semestre do ano fiscal de 2012.

 

Os analistas de Wall Street prevêem que a Apple pode ganhar cerca de 46,9 mil milhões no actual ano fiscal, de acordo com a FactSet.

 

Huffington Post (2012), Apple’s Tax Strategy Cuts Its Tax Bill By Billions A Year: Report, Huffington Post, 29 de Abril. Traduzido de http://www.huffingtonpost.com/2012/04/28/apples-tax-strategy-aims-_n_1461603.html

Leave a Reply