Pentacórdio, quarta-feira, dia 9 de Maio … Por Rui de Oliveira

 

 

     Na Quarta-feira, 9 de Maio, aproveitemos para salientar alguns dos espectáculos notáveis da 12ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas – FIMFA Lx 2012 que está a decorrer desde 4 a 20 de Maio não só em Lisboa, como dissémos no Pentacórdio anterior.


   Aqui destacaríamos na Sala de Ensaio do Centro Cultural de Belém, às 11h, a peça “Smart as a Donkey –Esperto como um burro” da companhia de teatro holandesa TAMTAM Objektentheater, onde a ideia, história e actores-manipuladores são de Gérard Schiphorst (também autor da cenografia, vídeo e música) e Marije van der Sande.


    Sendo a terceira colaboração da companhia com o escritor, poeta e pintor Wim Hofman, é um espectáculo sem palavras em que o teatro de objectos revela a história comovente de uma personagem muito especial, um burro que procura instruções para a vida. Quando fazemos alguma coisa mal feita ou nos enganamos, há sempre alguém que nos diz: “és estúpido como um burro!” Mas os burros não são estúpidos, apenas têm de descobrir como as coisas funcionam… porque crescer não é fácil…


     O vídeo narra bem o curso da sua descoberta:

 

 

 

 

    Outro espectáculo dessa Quarta 9 de Maio decorre no Museu da Marioneta (Convento das Bernardas – Rua da Esperança, n° 146), ás 21h30, onde a artista, também cantora e performer israelita Yael Rasoolyexibe “Paper Cut” com interpretação sua, de textos seus com Lior Leman, a quem coube a cenografia com Yaara Nirel.


 

   Inspirado no cinema americano e nas estrelas de Hollywood dos anos 40, este espectáculo a solo de Yael revela a obsessão e os perigos das fantasias românticas. A linguagem do cinema a preto e branco é transformada no universo “low-tech” do papel recortado e do teatro de objectos, criando uma tensão surreal, cheia de humor e suspense.


 

   História: Uma secretária solitária fica só no escritório e tenta escapar ao seu aborrecido dia-a-dia, trazendo à vida fotografias a preto e branco de velhas revistas de cinema. Perde-se no mundo dos sonhos, onde é uma glamorosa estrela de cinema que ficará com o seu amor verdadeiro no final do filme … mas o seu conto de fadas romântico transforma-se num pesadelo hitchcockiano! Como explicita o vídeo:


 

 

 

Leave a Reply