Pentacórdio, quinta-feira, dia 21 de Junho … Por Rui Oliveira

    Na Quinta-feira 21 de Junho tem lugar mais uma conferência do Ciclo de Conferências 2012 (por ocasião das Comemorações do Centenário da FCUL) com o tema “A √do Cálculo – divulgação científica a partir dos objetos históricos”, iniciado a 26 de Abril.


   Realiza-se às 17h no Anfiteatro Manuel Valadares do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e tem o título “O Ábaco de Gerbert d’Aurillac”, sendo orador Jorge Nuno Silva(CIUHCT/FCUL) explicitando este que “Gerbert d’Aurillac, o papa Silvestre II, foi acusado de fazer um pacto com o Diabo … porque inventou um ábaco estranho pois nas pedrinhas estavam marcados bizarros caracteres i.e. os algaritmos que os árabes haviam introduzido na Europa recentemente !”.


   A seguir pode o ouvinte visitar a exposição “O Cálculo de Ontem e de Hoje” realizada pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com o Museu onde o visitante poderá contemplar instrumentos de cálculo da colecção de Matemática do Museu e efectuar cálculos com réplicas de alguns instrumentos utilizados ao longo dos tempos.  

 

   Nessa noite, às 23h de 21 de Junho, no Hot Club de Portugal, a cantora Sara Serpa − depois de atrair as atenções do mundo como membro do grupo de Greg Osby em 2008 e de fixar as suas credenciais no dueto com o pianista Ran Blake bem como no álbum  “Providencia” que foi nomeado para os Grammys do pianista Danilo Perez − revelou-se como líder de um quinteto com André Matos, Kris Davis, Bent Street e Ted Poor, no seu mais recente álbum “Mobile” que volta a divulgar no Hot até 23 de Junho.


 

  Nestes concertos, Sara Serpa junta-se a amigos de longa data com as mais variadas proveniências: o pianista Vardan Ovsepian, da Arménia, o contrabaixista japonês Masa Kamaguchi, o baterista Norte-Americano Tommy Crane e o seu companheiro de longa data, André Matos, na guitarra.

 

  

  Este é um interessante tema Sequoia gigantis (com animação de André da Loba) do último álbum “Mobile”:  (para “ver” Sara Serpa a cantar no “Cornelia Street Café” clicar aqui )

 

 

 

Leave a Reply