EM COMBATE – 143 – por José Brandão

Tropa do PAIGC

ACTIVIDADES NO MÊS DE ABRIL DE 1974

Agora já perfeitamente integrados na nova maneira de viver e proceder, o pessoal começou a desempenhar a missão que lhe foi atribuída nesta nova ZA, dentro da mais completa normalidade.

Assim, continuaram-se a fazer três patrulhas diárias ao nível de um Cabo e quatro Soldados, em todos os Destacamentos. Estas patrulhas são intermediadas com algumas de acções psicológicas e de contacto com a POP efectuadas por um Furriel e um Soldado.

Há a salientar também neste mês a queda do antigo regime na Metrópole, no dia 25. Sobre este assunto a Companhia foi consultada tendo aderido logo de inicio incondicionalmente ao Movimento das Forças Armadas.

ACTIVIDADES NO MÊS DE MAIO DE 1974

Como consequência das novas linhas de rumo traçadas pelo M.F.A., houve neste mês um decréscimo notável de actividade IN em toda a Guiné. Este facto não nos veio beneficiar directamente, uma vez que a nossa ZA a actividade IN revelou-se sempre praticamente nula. Todavia começaram-se a registar alguns incidentes na Cidade de Bissau. Em função disto a nossa Companhia entrou alguns dias em prevenção rigorosa, já que esses acontecimentos poderiam ser extensivos à nossa ZA. Todavia tal não veio a acontecer e os próprios acontecimentos de Bissau começaram a diminuir de intensidade e frequências, chegando-se ao fim do mês praticamente já na mais completa normalidade.

ACTIVIDADES NO MÊS DE JUNHO DE 1974

Em virtude de haver praticamente o cessar-fogo em toda a Guiné começa-se a processar neste mês a ida de bastante pessoal para a Metrópole. Assim começam a surgir as mais diversas hipóteses acerca do nosso regresso. De qualquer maneira a Companhia estava a contar regressar à Metrópole com 26 meses, começa a vislumbrar a hipótese de ir bastante mais cedo, uma vez que as rendições neste mês já quase normalizaram nos 24 meses.

De salientar também neste mês é que foi eleita na Companhia uma delegação do M.F.A.

ACTIVIDADES NO MÊS DE JULHO DE 1974

Neste mês há a salientar principalmente o facto de ter sido recebida a notícia oficial acerca da data prevista para o nosso regresso à Metrópole. Isto veio dar grande ânimo a todo o pessoal que assim viu concretizadas as conjecturas feitas no mês anterior sobre a possível redução de tempo permanência na Província.

Dia 18 – A COMPANHIA TERMINOU HOJE A SUA COMISSÃO DE SERVIÇO.

A seguir – Batalhão de Artilharia 6523

Leave a Reply