A VIDA OS SONS”: deseja-se menos cinzenta e mais multicolor (VI) –6– por Álvaro José Ferreira

1973 (Conclusão)

16. Edição do álbum “Encontro”, de Amália Rodrigues & Don Byas; «”Don Byas passou por Lisboa várias vezes. Eu e ele éramos muito amigos, e ele chegou mesmo a participar no meu casamento. O disco do Don com a Amália foi uma ideia que eu tive com a intenção de ter um músico de jazz ligado ao fado.” É assim que Luiz Villas-Boas recorda o “Encontro” por ele promovido em 1968 entre o sax-tenor norte-americano e a cantora de fado portuguesa. O disco saiu acompanhado de um texto de Villas Boas em que o seu projecto era assim esclarecido: “Pensámos numa hipótese: a de juntarmos ao grupo normal de acompanhamento de fado (guitarras portuguesas e violas) um elemento improvisador que conferisse aos temas uma certa espontaneidade, bem como uma valorização melódica e harmónica, e que por sua vez agisse como um estímulo à capacidade interpretativa de Amália.” Gravado em 1968, o disco só sairia em 1973, já depois da morte de Don Byas. Fossem quais fossem as razões objectivas que motivaram o adiamento da edição por cinco anos, haverá uma razão psicológica subjacente: “Encontro” seria, em 1968, uma ideia demasiado ousada para Portugal. Juntar a maior cantora de fado e um músico de jazz sob um conceito de improviso era pôr em causa as convenções do género e correr o risco de o público fiel à cantora não entender o seu gesto — embora antes, Amália já tivesse forçado com êxito a estreiteza de vistas dos meios fadistas tradicionais. Seria talvez um escândalo, mesmo em 1973, quando “Encontro” acabou por ser lançado, se o cruzamento entre o fado e o jazz tivesse sido levado ao limite, ou se a osmose idealizada por Villas Boas sob a forma de improviso a dois tivesse realmente ocorrido. Em vez disso, porém, o que aconteceu foi um disco de fados clássicos cantados por Amália no seu estilo peculiar, onde Don Byas é introduzido quase marginalmente. Uma vez ou outra, o sax-tenor esboça curtos solos, mas mais frequentemente secunda e decalca com inegável elegância e não inferior discrição as melodias desempenhadas pelas guitarras. Não é um desencontro, antes um encontro em que um dos interlocutores tem a seu cargo a maior parte das despesas da conversa e o outro se limita a pontuar-lhe o discurso, prolongando-lhe as ideias ou dando-lhe as deixas para continuar a falar. Fosse pelo desafio da presença de Byas, fosse tão-só pela inspiração do momento — e é preciso lembrar que os doze fados foram gravados de uma assentada—, Amália registou neste álbum versões definitivas de alguns dos fados que a imortalizaram. “Encontro” vale sobretudo por isso, ou como inefável encontro da fadista consigo própria.» (Luís Maio); os doze pontos deste “Encontro” surgem por esta ordem: “Povo Que Lavas no Rio” [>> YouTube], “Solidão” [>> YouTube], “Estranha Forma de Vida” [>> YouTube], “Libertação” [>> YouTube], “Cansaço” [>> YouTube], “Rua do Capelão” [>> YouTube], “Ai Mouraria” [>> YouTube], “Não É Desgraça Ser Pobre” [>> YouTube], “Coimbra” [>> YouTube], “Lisboa Antiga” [>> YouTube], “Há Festa na Mouraria” e “Maldição” [>> YouTube].

Todos (ou quase todos) estes itens podiam ser devidamente ilustrados, ora com registos do arquivo da RDP (entrevistas, adaptações de peças de teatro e de obras romanescas, recitações de poemas, etc.) ora, no caso de repertório musical, com gravações discográficas.

Não cabia tudo em 50 minutos? Problema nada difícil de resolver: em vez de uma única edição (lacunar, espartilhada e cinzenta), façam duas – mais completas, desafogadas e variegadas.
Renova-se o pedido: deseja-se que “A Vida dos Sons” seja menos cinzenta e mais multicolor.

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