CENAS DE LUTA DE CLASSE EM PORTUGAL de Robert Kramer por clara castilho

Neste momento de crise social em que vivemos, impossível não termos na memória outros momentos em que pensámos que o futuro seria diferente. Trago hoje um pouco do filme, “Cenas de luta de classes em Portugal”, de 1977, do realizador norte-americano Robert Kramer e Phillip Spinelle, que nos acompanharam nos “anos quentes”. Trata-se de um documentário histórico a partir de montagens de filmagens de acontecimentos, com uma narrativa analítica.

Em entrevista realizada em 1975, Thomas Brom, Kramer contava que se tinha deslocado a Portugal para apresentar o filme Milestonoes, a convite do Festival Nacional do Filme. Ficou de tal forma surpreendido com o acolhimento que os seus filmes por estas terras tiveram que acabou por ir ficando, bebendo o que se ia passando.

“Decidimos ficar e trabalhar juntos nesse filme. Contámos que apoios generosos de vários realizadores e técnicos portugueses, assim como de diversas forças políticas. Acabámos por conseguir 3 câmaras e material técnico fornecido pela televisão, com a contrapartida de poderem transmitir o filme quando acabado.

Estivemos presentes em muitos acontecimentos. Fomos a plenários de moradores, manifestações…”

No link http://www.youtube.com/watch?v=RSX3vP2POIs  pode ser visto grande parte do filme.

1 Comment

Leave a Reply