Isabel Rei prossegue o seu trabalho na divulgação da música e guitarra galegas. Eis que nos dá nota do cancioneiro de Marcial Valladares. Demos-lhe a merecida atenção.
No sábado, 13 de outubro de 2012, terá lugar às 19.30h na Casa Grande de Vilancosta (Berres, A Estrada), casa da família Valladares, um recital com uma seleção de obras do Arquivo de música achado na casa. A raiz deste trabalho de pesquisa tem-se editado em 2010 o Cancioneiro de Marcial Valladares, pela editora Dos Acordes, e agora interpretar-se-ão algumas dessas antigas canções galegas junto com uma parte da música para violino, guitarra e gaita.
É o cancioneiro de música tradicional galega mais antigo que conhecemos até ao momento, datado em 1865 e manuscrito por Marcial Valladares, contém 34 peças cantadas com acompanhamento de piano.
Esta edição crítica inclui um trabalho historiográfico, por J. L. do Pico Orjais e outro analítico, por Isabel Rei, a publicação da música manuscrita acompanhada da versão atualizada, as letras das canções e diversos anexos, entre eles uma peça original para guitarra de Avelina Valladares.
Crítica na revista BRASIL-EUROPA (2010) por António Alexandre Bispo.




A nossa grande (e modesta) professora Isabel Rei continua a nos honrar altamente com a sua incansável atividade pesquisadora, organizadora e de interpretação da nossa música quase esquecida, hoje neste formoso contexto galego-brasileiro (ou brasilego, como já se começa a dizer, graças a ela); parabéns, Isabel!
Carlos