ALARME, A POLÍCIA GREGA ESTÁ EM ‘CONLUIO’ COM O PARTIDO DA EXTREMA-DIREITA AURORA DOURADA, por Paul Mason

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

Uma peça de Paul Mason, uma peça  da BBC.

Parte I

O Partido  de extrema-direita na Grécia  Aurora Dourada na Grécia,  obteve  18 lugares no Parlamento com as últimas eleições em Junho  com uma campanha abertamente hostil contra os  imigrantes ilegais e agora existem alegações de que alguns policias gregos estão a apoiar o partido.”

“Há já um estado de  guerra civil,” diz Ilias Panagiotaros. Se assim for, ele que é dono de uma  loja  vai ver  o seu comércio a disparar .

Ele vende equipamentos de camuflagem, equipamento  anti-motins,  luvas anti-motins,   máscaras e camisolas em que se exaltam os holligans.

.Nas paredes estão cartazes em que se comemora a última guerra civil na Grécia, que terminou em 1949.

” A sociedade grega está pronta – ainda que ninguém goste disto – para combater: um novo tipo de guerra civil,” diz ele.

“De um lado haverá os nacionalistas coo nós e os gregos que desejam que o nosso país volte a ser ser como era dantes e no outro lado estarão os imigrantes ilegais, os  anarquistas e todos aqueles que destruíram Atenas várias vezes,” acrescenta.

Podemos agora ouvir  muitos  comentários como este na Grécia mas Ilias Panagiotaros não é uma figura à margem desta situação: ele é um dos membros do Parlamento grego, um dos 18 deputados eleitos pela  extrema-direita  Aurora Dourada nas eleições de Junho.

O ataque ao teatro

E para Panagiotaros, a guerra civil não é  qualquer coisa de teórico.

Na semana passada, ele encabeçou uma manifestação que levou a que se tenha acabado  com  uma performance da peça de Terence McNally, Corpus Christi.

Como a polícia estava  aparentemente alheada,  Panagiotaros foi filmado  a gritar  insultos racistas e homofóbicos para com o director da peça e para com os actores que se escondiam   dentro do Teatro Chyterio.

“O ataque  sobre  Corpus Christi tornou-se um momento relevante  para a política grega”

” Acabem lá isso seus mariquinhas. Vá, continuem a olhar para mim suas prostitutazinhas. O vosso tempo acabou”..

“Vocês,  idiotas albanesas,” grita  Panagiotaros  no clipe do YouTube.

 Outra cena mostra Christos Pappas a “des-prender” um manifestante, tirando-o de uma carrinha celular, sem qualquer reacção da polícia.

A cena filmada dentro do teatro, com pedradas a cair sobre o recinto ao ar livre, mostra o gerente a telefonar afanosamente para o chefe da polícia, pedindo protecção contra uma multidão que tinha começado a espancar jornalistas no exterior.

Foram feitas várias chamadas para o Ministério da ordem pública, que ordenou ao procurador-geral para assistir à  cena. Não chegou  nenhuma ajuda .

“Esta foi a noite de cristal da Grécia ” diz Laertis Vassiliou, director da peça.

“As pessoas foram para casa com os ossos partidos. Agora, eles telefonam-me todos os dias , telefonam para o teatro e dizem:  os  seus dias estão contados. “

Os seus  olhos avermelham-se  e o seu rosto começa a tremer quando me diz :

“Eles telefonaram para a minha mãe, os da Aurora Dourada . Disseram-lhe que lhe iam  entregar o corpo do filho para que a minha mãe o guardasse numa pequena caixa com os ossos partidos.

“Gostava que me informassem se estamos  numa  democracia ou numa ditadura?”

Os sinais de  alarme são  crescentes

Embora  os membros da Aurora Dourada  tenham atacado imigrantes frequentemente, no mês passado    o partido de extrema-direita reforçou a sua presença nas ruas.

Eles lançaram  um ataque  sobre um mercado de rua em Rafina, onde os seus activistas uniformizados exigiram ver  as licenças dos  migrantes feirantes –  destruindo ostensivamente os produtos de quem não provava que estava legal, de quem não mostrava que tinha licenças.

Agora, com o ataque ao  grupo de teatro, o alarme está-se  a difundir-se  entre os sectores da sociedade que anteriormente não  tinham sido afectados pelas acções deste  partido.

Peço ao senhor  Panagiotaros: como é que um partido com assento parlamentar  pode ter o direito de ter uma milícia uniformizada que assume, violentamente, o papel de autoridade a aplicar a a lei, a verificar documentos e a derrubar  as barracas  do mercado? Ele explica:

“Com um incidente, que foi na câmara, o problema foi resolvido – em cada um dos mercados abertos que existem  por toda a Grécia desapareceram  os  imigrantes ilegais.

“Houve alguns que foram expulsos  e algumas lutas  – nada de extraordinário, nada de especial.

O trabalho da polícia no quadro da crise grega representa um enorme desafio, mesmo sem a questão  de apoio político que é dado à  extrema direita pelas forças policiais  “

“”Agora, apenas com um telefonema a dizer  que os homens da Aurora Dourada irão passar que a polícia vai lá  estar. Isso significa que o nome Aurora Dourada é por  si-mesmo  muito eficaz.”

Ele confirma   que a estratégia do partido é  a de   forçar a acção da polícia contra  os imigrantes e de reivindicar o seu direito de fazerem  detenções de cidadãos contra aqueles que eles dizem serem  suspeitos de criminalidade.

” Isto é  como a moda – a nossa  forma de vestir  é agora extremamente popular e cada vez há mais  pessoas que nos querem seguir .   A nossa forma de vestir é sinónimo com  ordem, com a  lei, com a eficiência . “

E se ela projecta o  medo entre os migrantes perfeitamente legais? Pergunto eu.

Não há nenhuns  migrantes legais na Grécia,”diz o Senhor Panagiotaros, “nem sequer um que seja.”

Agora Aurora Dourada  está, de repente,  em todos os lugares. Os seus  oito escritórios locais tornaram-se  durante  o período eleitoral  em 60  locais distribuídos por  todo o país.  E as sondagens dão-os consistentemente como  sendo já a terceira  força politicamente mais popular, com  12% das intenções de voto.

Os seus  parlamentares têm ameaçado “expulsar as crianças, filhos de imigrantes,  desde os jardins de  infância” e solicitaram  uma lista das creches com elevado número de filhos de imigrantes.  Isso, o Ministério da educação grega forneceu-lha pronta e voluntariamente.

E é chegado o tempo, de novo, para que haja  um padrão para os distúrbios provocados pela Aurora Dourada.

Eles têm como alvo os imigrantes, a esquerda, os  advogados que representam os imigrantes ou, como  no caso do piquete no teatro, as pessoas homossexuais, também. E a polícia está presente,  a consentir.

A polícia de  Atenas é ainda acusada  de ter aconselhado as  pessoas  a que  se tivessem   problemas com os vizinhos migrantes pedissem a ajuda de Aurora Dourada .

O senhor Panagiotaros confirma que as sondagens de opinião em Junho indicaram: existe  na verdade um bom suporte para apoios à Aurora Dourada dentro da polícia, e numa proporção bem maior  do que a que se verifica na população em geral.

“Penso com o que estão agora a dizer que  haverá cerca de  50%, 60% ou mesmo mais  de funcionários na polícia que nos estão a acompanhar  – talvez mais – e este valor  está  diariamente a crescer “diz o senhor Panagiotaros.

Muitos dos  seus clientes são da polícia, que não compram  apenas equipamento anti-motim mas também parte da sua actual farda   na  sua loja de equipamento militar , onde há as camisas  normais da polícia ao lado de camisas em que se  elogia  o grupo nazi de Combate 18 e os holligans do Chelsea.

Membros da Aurora Dourada deram comida de graça para pessoas de origem grega depois de  verificarem a sua identificação.

O  problema da polícia no quadro da crise grega  representa um enorme desafio, mesmo sem o problema do apoio político dado á extrema-direita  que se verifica dentro das forças policiais.

Anarquistas tentaram contrariar as  patrulhas de Aurora Dourada  nas áreas   de migrantes montando as suas próprias patrulhas  com motorizadas,  ao nível das centenas.

Durante um protesto de motas  na semana passada, ocorreu um confronto com os da Aurora Dourada .

Uma unidade motorizada da Polícia chamada de Força Delta prendeu 15 manifestantes, levando-os para a prisão, despindo-os, dizem os detidos, e utilizaram  aparelhos de choques eléctricos, posições de stress, técnicas de humilhação e espancamentos.

Um relatório  sobre isto no Guardian, na semana passada tornou-se uma questão de controvérsia nacional aqui, e foi  veementemente desmentido pelo governo.

A 8 de Outubro mais 25 manifestantes foram presos  numa  manifestação junto  do Tribunal para apoiar aqueles que foram detidos.

(continua) 

5 Comments

  1. alguêm por aqui está com algum receio ??? é por teres um video do che nos teus favoritos no teu canal do youtube ? sabes que escreveste esta frase noutro local ? “Porque somos independentes de qualquer estrutura sindical ou partidária” independente ????

    1. Enquanto colectivo, somos, de facto independentes de estruturas sindicais e partidárias. Individualmente, há entre nós militantes partidários. Não temos receio de assumir as nossas opiniões. É interessante que sejamos acusados de ter receio. nós que assinamos o que escrevemos, por alguém que se esconde atrás do anonimato. As atitudes cobardes até aos fascistas ficam mal.

  2. Será que o atento simpatiza com o Aurora Dourada? Se assim for, lamentamos, mas achamos que se deve assumir. E se o desejar, explicamos-lhe porque é que as suas opiniões são detestáveis.

  3. I hardly leave responses, but i did some searching and wound up here
    ALARME, A POLÍCIA GREGA ESTÁ EM CONLUIO COM O PARTIDO DA EXTREMA-DIREITA
    AURORA DOURADA, por Paul Mason | A Viagem dos Argonautas.
    And I do have some questions for you if it’s allright. Is it just me or does it look like a few of the comments look like left by brain dead individuals? 😛 And, if you are writing at other places, I’d like to follow everything fresh
    you have to post. Would you list of every one of all your social pages like
    your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?

Leave a Reply