LEMBRETE NECESSÁRIO AOS JORNALISTAS OCIDENTAIS, DURANTE UMA AGRESSÃO ISRAELITA

Enviado por Octopu

 Os 11 mandamentos dos media ocidentais

Regra número 1: No médio Oriente, são sempre os Árabes que atacam primeiro e é sempre Israel que se defende. Chama-se a isso: retaliação.
Regra número 2:Os palestinianos não têm direito de se defender. Chama-se a isso: terrorismo.
Regra número 3:Israel tem o direito de matar civis árabes. Chama-se a isso: legítima defesa.
Regra número 4: Quando Israel mata demaseado civis, as potências ocidentais chamam-lhe a atenção para não exagerar. Chama-se a isso: a reacção da comunidade internacional.
Regra número 5: Os palestinianos não têm direito de capturar militares israelitas, mesmo que sejam poucos, nem que seja um único.
Regra número 6:Os israelitas têm direito de raptar todos os palestinianos que desejam. Não existe qualquer limite e não necessitam de provar a culpabilidade das pessoas raptadas. Basta-lhes dizer a palavra mágica: “terrorista”.
Regra número 7: Quando falar em “resistência”, deverá sempre acrescentar a expressão: “apoiada pela Síria e pelo Irão”.
Regra número 8:Quando falar em “Israel”, nunca deverá acrescentar: “apoiado pelos Estados Unidos, a França e a Europa”, porque poderiam crer trata-se de um conflito desequilibrado.
Regra número 9: Nunca falar em “territórios ocupados”, nem nas resoluções da ONU, nem nas violações do direito internacional, nem nas convenções de Genebra.
Regra número 10: Os israelitas falam melhor francês e inglês do que os árabes (?). Isso explica que eles e os seus apoiantes tenham tão frequentemente direito à palavra. Assim, podem nos explicar as regras precedentes (de 1 a 9). Chama-se a isso a neutralidade jornalística.
Regra número 11: Se não estiver de acordo com estas regras ou julga que elas favorecem um dos lados do conflito em detrimento do outro, é porque você é um perigoso anti-semita…

Tradução de artigo de Gilles Munier
http://www.france-irak-actualite.com/article-rappel-necessaire-au-journalistes-occidentaux-lors-d-une-agression-israelienne-112652821.html

1 Comment

Leave a Reply