EDITORIAL –DESANDEM DAQUI PARA FORA!

Imagem2 Antes da publicação do Diário de Bordo, acabámos de publicar a entrevista com Raquel Varela. Esta investigadora desmonta com grande clareza  a teia de mentiras em que estamos a ser enredados e prova que muito do que aqui dizemos (e que por alguns é considerado como exagero) peca por ficar aquém da realidade.  A Viagem dos Argonautas é um blogue pluralista – estes editoriais reflectem a opinião dos dois coordenadores que, na tarefa de os escrever, se alternam. Com algumas dezenas de colaboradores, com opções políticas que cobrem um leque muito amplo – desde apartidários que vão de uma social democracia às proximidades do anarquismo, a militantes do PCP, do PS, do BE, temos de tudo. No plano religioso, desde católicos praticantes a ateus, passando por agnósticos. Deve dizer-se que nunca essa diversidade provocou qualquer problema.

Um dos assuntos sobre o qual não há consenso é sobre o papel dos deputados de esquerda num parlamento com maioria esmagadora de neo-liberais. Quem escreve estas linhas, é da opinião que os deputados do PCP e do BE estão a legitimar um sistema supostamente democrático e, ainda mais supostamente, representativo.

No entanto, o vídeo que vamos ver demonstra como deviam actuar sempre os deputados da esquerda. Afonso Costa quando nas Cortes rematou uma intervenção dizendo «Por menos crimes do que os cometidos pelo Senhor D. Carlos, rolou no cadafalso, em França, a cabeça de Luís XVI!», quebrou as regras do regimento, mas ao sair sob escolta policial, ganhou pontos para a causa da República. Ontem Catarina Martins fez uma intervenção que tem de se aplaudir. «Desandem daqui para fora», afirmou Catarina Martins. Esperamos que a presença da Esquerda na Assembleia da República siga esta via e não seja uma flor na lapela de uma «democracia representativa» que representa,sobretudo, quem nos engana e explora.

Leave a Reply