MONTE ELBRUS – a montanha mais alta da Europa, no Cáucaso. Por João Machado.

monte-elbrusObrigado a http://www.absoluterusia.com

Muitas pessoas julgam que o Monte Branco, na confluência das fronteiras de França, Itália e da Suíça é a montanha mais alta da Europa, com 4810 metros de altitude. Na verdade a Europa estende-se até ao Cáucaso, e é aí, no sul da Rússia (república de Kabardino-Balkaria, muito perto da república de Karachay-Cherkessia) que se encontra a maior altitude da Europa, o Monte Elbrus, que atinge 5642 metros. É um vulcão adormecido, sem erupções há mais de dois mil anos, ao que se conhece. Há notícias de correntes de lava mais recentes, o que leva a que não se considere como extinto.

Monte Elbrus imagesCASW5FZV

Obrigado a http://www.hangon.com.br/index.php?caminho=/especiais/Elbrus

A grande cadeia de montanhas do Cáucaso é considerada como a fronteira entre a Europa e a  Ásia. Convencionou-se que o lado norte pertence à Europa e o sul à Ásia. A cadeia estende-se do Mar Negro ao Mar Cáspio, e o monte Elbrus fica na sua parte ocidental, do lado norte, perto da fronteira com a república da Geórgia. Os seus dois cones estão cobertos com neves eternas, que dão origem a vários glaciares e alimentam os rios da região. A região fica no encontro da placa arábica, cuja deslocação para norte fá-la chocar com a placa euro-asiática, provocando instabilidade tectónica frequente, com fortes tremores de terra. Existem várias montanhas de grande altitude  na região, como Dykh-Tau, Shkara e outras.

5 Comments

  1. Boa tarde, Júlia Maria. Compreende com certeza que num blogue, como é A Viagem dos Argonautas, não nos podemos alongar tanto como numa enciclopédia. Se dispuser de elementos que julgue oportuno acrescentar, teremos muito gosto em os publicar, indicando a proveniência, claro. Os nossos cumprimentos.

Leave a Reply