DJARFOGO, em CABO VERDE. Por João Machado.

Djarfogo, ou Ilha do Fogo, pertence ao Sotavento  caboverdiano. Terá sido das primeiras ilhas avistadas pelos navegadores portugueses no século XV, mas a sua colonização foi posterior. Para quem desejar aprofundar estas questões será de ler, de Germano de Almeida, Cabo Verde, Viagem pela História das Ilhas. Será também de ler online, em  Manduco, Ilha do Fogo, Cultura, Gentes e Vivências, o interessante artigo de Glória Brito, A Evolução Física e Social em Ilhéu da Contenda, Limites da Ficção e Universo Real Invocado, sobre a trilogia de Henrique Teixeira de Sousa (1919-2005), que inclui Ilhéu da Contenda (1978), Xaguate (1987) e Na Ribeira de Deus (1992).

Ver:

http://www.manduco.net/apps/blog/entries/show/24609990-a-evolucao-fisica-e-social-da-ilha-do-fogo-em-ilheu-de-contenda.

O arquipélago de Cabo Verde é de origem vulcânica. Existem vulcões adormecidos na Brava e em S. Vicente, e um vulcão em actividade, o de Djarfogo (designação da ilha usada pelos foguenses), que é um símbolo da ilha e do próprio arquipélago. Tem tido actividade intensa ao longo dos séculos, sendo de destacar uma erupção violentíssima em 1759, que causou grandes problemas no arquipélago. A última erupção violenta ocorreu em 1995. Djarfogo é a quarta maior ilha do arquipélago. Tem 476 quilómetros quadrados.  O mapa acima mostra a sua forma circular, dá uma ideia de como é acidentada, mais do que as  outras ilhas do arquipélago, e do peso que o vulcão tem na vida local. O cone principal atinge uma altitude superior a 2800 metros, a maior de Cabo Verde. A cratera tem uma largura de oito quilómetros, e as suas bordas atingem um quilómetro de altura.

A população da ilha aproxima-se dos 40000 habitantes. A emigração é grande, influindo de várias maneiras na vida e na economia da ilha. A agricultura é a actividade tradicional da ilha, e inclui produtos como o café e o vinho. O turismo está em desenvolvimento. Há três municípios, S. Filipe, Mosteiros e Santa Catarina do Fogo. A cidade de S. Filipe é das mais antigas do arquipélago, sendo notável  a arquitectura que conserva dos tempos coloniais, de que abaixo se dá um exemplo:

300px-Sfilipi

pt.wikipedia.org

Obrigado a http://www.caboverde.com, http://www.manduco.net, wikipedia e topicos123. Em seguida apresentamos um vídeo sobre a monitorização do vulcão, que deverá permitir avisar a população com um mês de antecedência:

Obrigado ao youtube e a novaafrica.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: