DENALI (MONTE MCKINLEY), A MAIOR MONTANHA DO MUNDO ACIMA DO NÍVEL DO MAR. FICA NO ALASKA. Por João Machado.

McKinley - Denali_Mt_McKinley
Obrigado a Wikimedia Commons

 A altitude do Monte Denali é de 6194 metros, a maior da América do Norte.  A sua base assenta numa planície irregular, com altitudes inferiores a 1000 metros. Situada no encontro das placas tectónicas do Pacífico e da América do Norte, a montanha atingiu esta altitude excepcional devido à violência da subducção na zona. A diferença de altitude, entre o cimo de Denali e a sua base, chega a atingir os seis mil metros, muito superior à diferença, por exemplo, entre o pico do Everest e o planalto do Tibete, onde este assenta, e que tem uma altitude média de 4500 metros. O gigantesco bloco de granito conhecido oficialmente por Monte McKinley é assim a montanha mais alta do nosso planeta, acima do nível do mar. Integra-se na chamada Cordilheira do Alasca, e está situado no centro sul do estado norte americano. No seu cume tem dois picos, um, o norte, mais baixo que o outro cerca de 90 metros.

Alaska_State_map
Os nossos agradecimento ao Estado do Alasca, que elaborou este mapa.

O Monte Denali fica a 63º de latitude norte, e 151º de longitude oeste. A sua localização é bem visível no mapa acima, que julgamos ter sido elaborado pelo Estado do Alasca, um dos 50 que integram os Estados Unidos. Denali é o nome que lhe foi dado pelos índios Atabasca, que habitavam a região muito antes de ali chegarem os europeus. Outras tribus que viviam na região atribuíram-lhe nomes diferentes, mas Denali foi o nome que ficou, até um prospector de ouro o crismar com o nome do 25º presidente dos EUA, William McKinley. Os russos, que ocuparam o Alasca nos séculos XVII, XVIII e XIX, até o território ser comprado pelo governo norte-americano em 1867, chamavam-lhe Bolshaya. Denali e Bolshaya têm o significado de “o grande”, “o alto”. Outros nomes dados por outras tribus nativas têm significado idêntico. Isto traduz de forma clara a impressão que causa o Monte Denali, cuja massa imponente domina o horizonte até centenas de quilómetros de distância.

Mount_foraker
Monte Foraker
Obrigado à Wikimedia Commons e a Scott Schupbach, autor da fotografia.

O Monte Foraker fica a sudoeste do Monte Denali. Mais baixo, a sua altitude máxima atinge “apenas” 5304 metros. Os atabasca chamavam-lhe Menlale, o que quereria dizer “esposa de Denali. Os acessos a esta zona não serão muito complicados em termos orográficos, mas sim por causa do clima muito agreste, tempestuoso, e temperaturas muito baixas todo o ano, chegando a ser registados setenta graus negativos no Inverno. Apresentamos a seguir uma fotografia tirada a partir do Lago Kashwitna, a mais de 150 quilómetros.

Monte McKinley 800px-Mt_McKinley_wide_view_from_Kashwitna_Lake
A direita, vê-se Denali, o Monte McKinley. À esquerda, Menlale, o Monte Foraker. Aparece ainda, ao centro, o Monte Hunter.
Obrigado à Wikimedia Commons.

5 Comments

  1. A maior montanha do mundo é o Everest na Cordilheira do Himalaia e tem 8.848 metros acima do nível do mar. Das Américas, a maior montanha é o Aconcágua que fica na Cordilheira do Andes com 6.961 metros, ou seja, mais do que o Denali/Mckinley.

  2. Marco Soares, obrigado pelo seu comentário. Mas não leve a mal que repita o que vem acima. Tendo em conta a diferença de altitude entre a base e o topo, o Denali é maior que o Everest.

  3. Interessantíssimo. Eu sempre fui um pesquisador desse tema, sempre quis ser montanhista e faço trilhas há muito tempo e nunca pensei nesse tipo de abordagem sobre a altitude. Interessante. Então o Denali é a montanha com o maior desnível entre a base e o topo, então, a maior ascensão. Interessante. Professor, procurei uma explicação e não achei, o senhor sabe porque mudaram o nome do McKinley pra Denali? Foi a primeira vez que ouvi falar isso, da mudança de nome.

    1. Isac Nunes, obrigado pelo seu comentário. Desculpe só hoje lhe responder. Quanto à questão que põe, não sei dar uma resposta precisa. Penso que é natural que cada um dos povos que têm habitado a zona onde fica o Denali lhe tenha dado um nome na sua língua. Tanto quanto sei, actualmente o nome oficial atribuído actualmente é Denali, embora haja polémica a esse respeito.
      O mais interessante é,o facto de ser a maior elevação acima do nível do mar, da base ao topo. Repare que por exemplo, o Mauna Loa, um vulcão do Hawai, tem altitude maior, mas grande parte está abaixo do nível do mar.

Leave a Reply