RETRATOS, IMAGENS, SÍNTESE DOS EFEITOS DA CRISE DA ZONA EURO SOBRE CADA PAÍS

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

Mapa_Espanha_CC_AA

A caminho de um estado policial: a Espanha está a aumentar o seu orçamento anti-motins em  1900% num só ano

http://actualidad.rt.com/actualidad/view/100090-espa%C3%B1a-armas-antidisturbios-noletales

Não são,  portanto,  só os Estados Unidos que se estão a  preparar  para o pior, armando  até aos dentes os departamentos encarregados da sua segurança interna. A Espanha, que no entanto está profundamente atolada nas medidas de austeridade, não hesita em armar as suas tropas até aos dentes com os mais modernos equipamentos a significar que se está a preparar contras revoltas obviamente ainda mais numerosas e violentas que são esperadas para os próximos meses/anos. No entanto, não se pode dizer que este seu  arsenal de acordo… com as fotos dos  polícias fica abaixo do material sofisticado do filme Robocop.  Se estes já não eram nada meigos, pode-se imaginar a partir de agora, ou seja, que  serão ainda  bem  piores.

Espanha - 8

“A Espanha aumenta o seu orçamento ligado à aquisição de” material  e equipamento de protecção especificamente anti-motim e de defesa» em cerca de  1.900%,  entre 2012 e 2013.”

O orçamento anti-motim   passa de € 173 670 em 2012 € para 3,26 milhões em 2013. Para 2016, o projecto de investimento será superior a 10 milhões de euros e  destina-se a modernizar as unidades anti-motins em termos de material utilizado.

Entre os outros elementos que serão fornecidos à polícia espanhola estão previstos coletes à prova de balas, bombas de gás lacrimogéneo, bastões, escudos e balas de borracha. Mas também está igualmente previsto planos para se integrarem  armas de guerra. Especificamente, fala-se de  armas laser (que provocam a cegueira temporária ou permanente), canhões sonoros (testados em manifestações nos  Estados Unidos e que geram  tonturas e náuseas nas  pessoas) e as armas a  microondas que causam queimaduras e dores. Há também armas que mais parecem vir da ficção científica como as armas electromagnéticas e lançadores de espuma para imobilizar as pessoas.

Com esta medida, as autoridades espanholas pretendem lutar contra a crescente onda de protestos que sacudiu a península nes últimos anos mais recentes, esquecendo que violam as leis que regem a utilização dessas armas desde a Convenção contra a tortura até às Convenções internacionais contra as armas químicas. O centro de estudos de paz JM Delas, que trata com questões relacionadas com a paz e o desarmamento, advertiu já que se está a assistir à “militarização da polícia” em termos dos  seus procedimentos operacionais e do tipo de materiais utilizados.

En route pour un état policier: l’Espagne augmente son budget anti-émeute de 1900% en un an. Source: RT, Traduction: fawkes-news.blogspot.be disponível em:

http://lesmoutonsenrages.fr/2013/07/16/en-route-pour-un-etat-policier-lespagne-augmente-son-budget-anti-emeute-de-1900-en-un-an/

http://actualidad.rt.com/actualidad/view/100090-espa%C3%B1a-armas-antidisturbios-noletales

http://fawkes-news.blogspot.be/2013/07/en-route-pour-un-etat-policier-lespagne.html

Leave a Reply