RETRATOS, IMAGENS, SÍNTESE DOS EFEITOS DA CRISE DA ZONA EURO SOBRE CADA PAÍS

Selecção de Júlio Marques Mota

pt.wikipedia.org
pt.wikipedia.org

A Letónia quer aderir à zona euro, mas os letões não

letónia - II Copyright Bloomberg

latribune.fr | 04/03/2013, 15:06 – 369 palavras

Os letões poderão ter de começar a usar o euro no comércio em vez do lat. Mas só uma reduzida parte da população é favorável a mudar de moeda, ao contrário do governo de Riga.

SOBRE O MESMO ASSUNTO

•             La Lettonie, un “modèle d’austérité” pas si fiable…

________________________________________

•             Le FMI débloque 638 millions d’euros pour la Lettonie… qui n’en veut pas !

________________________________________

•             L’euro glisse avec l’Italie, le dollar résiste malgré le fiscal cliff

________________________________________

•             Les devises d’Europe du Nord capitalisent sur les faiblesses de la zone euro

________________________________________

8% da população letã, é a reduzida parte dos habitantes deste pequeno país da Europa de leste que se declaram favoráveis a uma adesão rápida à zona euro, segundo um inquérito do banco DNB tornado público em janeiro último. Notoriamente, o receio prevalece sobre o entusiasmo, enquanto que esta segunda-feira os dirigentes do país concretizaram o pedido oficial de adesão ao euro.Se for aceite, a Letónia será o 18º país a adoptar a moeda comum, abandonando o lat.

A oposição diz temer uma subida dos preços

Numa cerimónia em Riga, o primeiro ministro Valdis Dombrovskis, o ministro das finanças Andris Vilks e o governador do Banco Central Ilmars Rinkevics assinaram o documento que deverá permitir a este estado báltico de dois milhões de habitantes aderir à zona euro em 1 de Janeiro de 2014. “Será possível um crescimento económico mais rápido se a Letónia estiver na zona euro”, referiu Andris Vilks, qualificando este passo de ‘”histórico”.

Mas a oposição opõe-se energicamente a esta iniciativa. “Todas as moedas têm outra cara que os partidários do euro omitem. Os preços vão subir. Foi o que aconteceu em todos os países da UE que aderiram ao euro. Não seremos uma excepção”, afirmava Iveta Grigule, deputada do partido dos Verdes e Lavradores (ZZS) em Janeiro. Os altermundialistas e os partidos de extrema direita afirmam-se como os adversários mais ferozes da adesão ao euro.

A Comissão Europeia vai verificar as contas letãs

O exame da candidatura vai demorar vários meses. Para integrar o euro, o país terá de respeitar cinco critérios respeitantes à dívida, ao défice público, à inflação, as taxas de juro a longo prazo e uma paridade estável com o euro. Os peritos da Comissão Europeia são aguardados em Riga nas próximas semanas para verificar as contas do país. O seu relatório será submetido a seguir à Comissão Europeia e aos ministros das finanças da UE para ser aprovado em Junho, antes de ser submetido ao Banco Central Europeu que se pronunciará por sua vez em Julho.

Até agora a Estónia foi o último país a adoptar o euro, foi em 2011. Por sua vez, a Lituânia informou planear aderir à moeda única em 2015 ou 2016.

Em conjunto com as agências

Leave a Reply