A RUPIA INDIANA CONTINUA A CAIR E O DÉFICE COMERCIAL CONTINUA A AUMENTAR. UMA MONTAGEM POR JÚLIO MARQUES MOTA – IV

Obrigado à Wikipedia
Obrigado à Wikipedia

Uma montagem  a partir de vários textos de Bloomberg  e não só.

(CONCLUSÃO)

A BALANÇA COMERCIAL DA ÍNDIA

A Índia registou  um défice comercial de INR 733,33 mil milhões em Julho de 2013. A balança comercial na Índia é publicada  pelo Ministério do Comércio e Indústria.. A balança comercial registou um dos mais altos valores de sempre, em termos de défice, em 1991. Neste ano o défice comercial foi de 13,91 mil milhões de rupias em Abril  de 1991 e o défice terá atingido  um valor relativamente baixo do seu défice comercial em Outubro de 2012 em que atingiu o modesto valor de 1,111  mil milhões de rupias em Outubro de 2012. A  Índia tem vindo a registar défices comerciais sustentados dada a  baixa base de exportações e às elevadas importações de carvão e petróleo para suas necessidades energéticas. A Índia é o principal exportador de derivados de petróleo, pedras preciosas e jóias, têxteis, produtos de engenharia, produtos químicos e serviços. Os seus principais parceiros comerciais são os países da União Europeia, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.

rupia - VIII

 rupia - IX

Qualquer conversa quanto à viabilidade de utilizar  o ouro do país para ajudar a cumprir as obrigações internacionais da Índia faz reviver  as memórias da crise de balança de pagamentos de 1991 — quando a Índia mandou  47 toneladas de ouro para a Europa como garantia para evitar um incumprimento da  dívida soberana.

Em comentários publicados pelo jornal The Hindu na semana passada, David Gornall, presidente da London Bullion Market Association, disse a que Índia poderia levantar US $23 mil milhões, trocando ouro por uma moeda convertível à sua escolha  por um período igualmente da sua  escolha, mantendo-se ainda como  titular a longo prazo do ouro.

Não se está seguro do que é mais idiota ;

1)   Propor  a venda de ouro

ou

2) propor o que a Índia consiga  US $23 mil milhões em dinheiro livre, trocando ouro contra divisas, mantendo a posse do ouro

A Índia pode comprar ouro aos  cidadãos para facilitar a  crise  da rupia

A Índia está a considerar um plano radical para direccionar os bancos comerciais a comprarem  ouro aos  cidadãos comuns e desviá-lo das  refinarias de metais preciosos na tentativa de reduzir as importações e apanhar um pouco de ar puro fora da situação em que a moeda está a mergulhar a pique.

A Índia tem um défice na balança corrente que o terceiro  maior do mundo, que que é em parte devido também ao  apetite para as importações de ouro no maior consumidor do mundo deste  metal. E esse apetite tem desempenhado um papel importante na condução da rupia para o seu recorde de descida de valor enquanto divisa.

Um plano radical com escassos detalhes

Seja como for, a Índia quer comprar ouro aos seus  cidadãos, e também quer vendê-lo (ou vender títulos de ouro e supostamente garantidos em ouro  pelo ouro).  Os detalhes são escassos, mas é certo que se deve  concluir que o esquema é  um absurdo, seja ele como for criado. Como afirma  Tenebrarum em  Acting Man blog ” O governo indiano tem andado sucessivamente a criar medidas meramente paliativas, umas atrás das outras Comprar ouro aos seus cidadãos? Por rúpias? Não me faça rir…Índios compram  ouro para fugir da rupia.”

Por outras palavras tal como em Portugal, Espanha, Itália, onde se andava apavorado a fugir com o dinheiro dos respectivos países e a coloca-lo  em coroas norueguesas, ou em dólares americanos, ou em dólares australianos ou canadianos aqui,   na Índia,  com o medo poupa-se à maneira dos meus avós, não, compra-se  à maneira do tempo dos meus avós, porque estes nada compravam, compra-se ouro. E é agora . que lhes  quer comprar o ouro com a moeda der que eles querem fugir. E tudo isto para salvar a rupia! Leiam-se as duas histórias  com que iniciámos esta série de textos.

Leave a Reply