SERÁ QUE NÃO ASSISTIMOS JÁ A ESTE ESPECTÁCULO? OS RESULTADOS PASSADOS NÃO SÃO NENHUM GUIA PARA OS RESULTADOS FUTUROS – Por DANIEL ALPERT

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

QUARTA PARTE

Daniel Alpert, Westwood Capital, LLC, Research

(CONTINUAÇÃO)

As vozes dos nossos avós (e bisavós)

Ao considerar o que aconteceu durante o período  em que havia a esperança de uma  retoma rápida em  1930, queríamos obter um melhor controle sobre as actividades económicas  do período mas em tempo real. Felizmente, nós beneficiámos de um verdadeiro tesouro destas matérias que eram diariamente publicadas sob a   forma de uma espantosa pequena coluna que era  publicada todas as manhãs  no The New York Times, naqueles dias, chamada – secamente – tópicos em Wall Street. Esta coluna fornece-nos uma boa perspectiva das actividades dos mercados do dia anterior, juntamente com os comentários sobre o ambiente que se vivia e sobre as perspectivas futuras . É alternadamente informativa e conversadora – e indica-nos espantosamente as leituras das fontes originais – o que é muito bom para aqueles inclinados para a leitura da história sentados na poltrona.

Nós passamos por cima das  crónicas  diárias de Os  tópicos em Wall Street referidas para lá do mês de Maio quanto ao período da esperança na retoma rápida de 1930, começando pois em 1 de Fevereiro de 1930, estendendo-se até por volta da situação em que se verificou o pico na retoma  no dia 17 de Abril e  até ao final desse mês. No quadro dos scans originais da actual publicação do  jornal, ficamos surpresos quanto à relação existente entre os temas tratados e até  aos  comentários actuais quer ainda quanto ao quase perfeito paralelismo –  com os  dias presentes- relativamente à efervescência diária e às preocupações expostas naquelas colunas.

Como  prazer da leitura sobre este fim de semana prolongado, nós descrevemos  abaixo algumas jóias daquele reportório  (as introduções são nossos). Como aí se pode  muito bem ler , talvez  seja  preciso lembrarmo-nos frequentemente de que  por vezes o que se está a ler foi escrito no início de 1930 e não agora. Aproveite-se  a leitura e tenhamos então  um maravilhoso fim de semana com o feriado de 1 de Maio, dia do  trabalho!

Tópicos em Wall Street – The New York Times – De Fevereiro até Abril de  1930

Mercado forte e com compradores vindos também de   “Lugares remotos” – o  dia em que as transacções alcançaram o volume de outrora.

(1 de Fevereiro de 1930): “Grande volume de compras sobre um vasto leque de emissões ocorrido  ontem  e materialmente ligado  à capacidade atingida pelo mercado, um  suficiente volume de títulos que melhoraram de cotação  de forma vigorosa,  tudo concorreu a justificar a declaração de que o sentimento no mercado era forte… De acordo com os principais corretores, uma quantidade considerável de compras veio de lugares remotos via encomendas chegadas por cabo.”

danalpert - V

A retoma a ocorrer mais rápido do que o que se esperava:

(2 de Fevereiro de 1930) “ Prosseguiu o processo de negociação sobre os ” títulos favoritos”…Estimativas da semana passada dizem-nos que a produção de aço no  país em geral constituiu  uma média de 75 por cento da capacidade, contra uma média de 59 em Dezembro, o que  parece garantir uma produção de aço total consideravelmente maior este mês do que em Dezembro. A questão foi analisada , tanto em Wall Street como  nos círculos comerciais aceitando-se que esta evolução representa uma retoma excepcionalmente rápida. Depois da crise pela deflação  ter alcançado  uma fase aguda no final de 1929, a produção de aço em Janeiro foi ainda apenas de 6 por cento menos do que em Dezembro.”

Estão a regressar aos bancos de investimento os empregados que neles foram  antes demitidos :

(2 de Fevereiro de  1930) “Tem sido de tal modo substancial a melhoria nas actividades económicas  recentemente que um número de corretoras que tinha reduzido as suas despesas  acentuadamente com pessoal após a ruptura do Outono passado está agora a expandir novamente o seu volume de emprego. Em alguns casos, funcionários que tinham sido demitidos estão agora a regressar ao seu antigo local de trabalho. ”

_______

Para ler a Terceira Parte deste trabalho de Dan Alpert, publicada ontem, dia 20 de Outubro, em A Viagem dos Argonautas, vá a:

http://aviagemdosargonautas.net/2013/10/20/sera-que-nao-assistimos-ja-a-este-espectaculo-os-resultados-passados-nao-sao-nenhum-guia-para-os-resultados-futuros-por-daniel-alpert-3/

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: