ASSOCIAÇÃO ABRIL – CICLO RADIOGRAFIAS DO NOSSO TEMPO – “O PAPEL DO 25 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA DA DEMOCRACIA EM PORTUGAL” – DIA 25 de NOVEMBRO, na SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES

Abril matriz 5

Convite

Dando continuidade às conferências incluídas no Ciclo “Radiografias do nosso tempo” vamos desta vez ao encontro da memória, lembrando um momento crucial da nossa história recente: o 25 de Novembro. Vimos, pois, propor-vos uma reflexão sobre o papel do 25 de Novembro na história da democracia em Portugal, analisado  sob os diferentes olhares de protagonistas que estiveram em trincheiras opostas-Otelo Saraiva de Carvalho e Vasco Lourenço– e o olhar interpretativo e sintético do historiador António Reis.

25 de Novembro 2013

18h30 

Sociedade Portuguesa de Autores (Av.Duque de Loulé, nº31)

25 de Novembro - II

O “25 de novembro” terá sido a derrota do “25 de abril”, como alguns teimam em dizer? O “25 de novembro” abriu caminho a um desequilíbrio nas Forças Armadas que acabou por vitimar, política e militarmente, os setores moderados que foram responsáveis pelo seu êxito? Ou o “25 de Novembro” representou, no fundo, o “25 de Abril” possível na Europa de então?

(in Francisco Seixas dos Santo, blogue “Duas ou três coisas”).

Os futuros compêndios de História poderão resumir o evento em escassas linhas: Após um Verão Quente de disputa entre forças revolucionárias e forças moderadas, pela ocupação do poder, civis e militares chegaram ao outono a contar espingardas. O confronto tantas vezes anunciado pareceu por fim inevitável, quando, na madrugada de 25 de Novembro, tropas para-quedistas ocupam diversas bases aéreas, na expectativa de receber apoio do COPCON. Mas um grupo operacional de militares, chefiado por Ramalho Eanes, liquidou a revolta no ovo, substituindo o PREC (Processo Revolucionário em Curso) pelo “Processo Constitucional em Curso”.

(in Manuela Cruzeiro, Centro de Documentação 25 de Abril,).

Gostaríamos muito de contar com a vossa presença e que divulgassem entre os vossos contactos.

Um abraço com os cravos de Abril

Maria Guadalupe Magalhães Portelinha
(Presidente da Comissão Coordenadora)

Associação Abril
Rua Castilho, 61-2.ºdto
1250-068 Lisboa
tm 966 785 119
associabril@gmail.com
http//:associabril.blogspot.com
associação abril/facebook


Maria Guadalupe Magalhães Portelinha
(Presidente da Comissão Coordenadora)

Associação Abril
Rua Castilho, 61-2.ºdto
1250-068 Lisboa
tm 966 785 119
associabril@gmail.com
http//:associabril.blogspot.com
associação abril/facebook

Leave a Reply