COLORIR A NOSSA VIDA – DOIS ILUSTRADORES PORTUGUESES COM TRABALHO INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO – por Clara Castilho

livro&livros1

Há profissões relacionadas com a edição de livros de que nos lembramos menos. Como um rio, de montante a jusante, da nascente da criatividade do autor à foz, ao mar oceano dos leitores, há todo um caminho – os editores, os revisores ortográficos, os compositores, os distribuidores, os livreiros… e os ilustradores. Clara Castilho fala-nos de dois desenhadores premiados.

Que têm comum André da Loba e Marta Monteiro. Primeiro, gostam de desenhar, fazem-no, e bem, e com isso ilustram livros. E mais? Ambos receberam uma medalha de ouro da Society of Illustrators e irão ver os seus trabalhos expostos em Janeiro, em Newport, no Museum of American Illustrastion. 

ilustradoresPor cá, em Lisboa, poderemos vê-los na Ilustrarte — Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, em Janeiro. Marta Monteiro apresentará “Sombras” e André da Loba “Bestial”.

A Society of Illustrators desde 1901 distingue e promover a arte da ilustração. As categorias em que receberam os prémios são diferentes. André da Loba em “Moving image” pelo filme “Rutttodunpezzo”, depois de em anos anteriores já ter sido premiado. Este trabalho sairá em livro pela editora italiana Topipittori.

4 André da LobaMarta Monteiro conquistou a medalha de ouro na categoria “Uncomissioned” — ilustrações não publicadas em livro — com o trabalho inédito “Little People”. André da Loba vive em Nova York , com estúdio no The Invisible Dog Art Center, em Brooklyn, e aí ficam as esculturas de materiais reciclados que também constrói. Estudou Design em Aveiro, depois uma pós-graduação em Barcelona e seguiu para a School of Visual Arts, em Nova Iorque. Para além do prémio agora recebido, conta também com o da  “American Illustrationou” que o elegeu um dos duzentos melhores ilustradores do mundo. E trabalha para  The New York Times e colabora com o Washington Post, o Boston Globe, as revistas TimeNewsweekHarvard Business ReviewThe New York Review of Books e Time Out .

Além do trabalho na imprensa, André já ilustrou mais de uma dezena de livros infantis em Portugal, Espanha e Brasil. Marta Monteiro formou-se no Porto, na Faculdade de Belas Artes, em Artes Plásticas-Escultura. Tem sido diversificada nas suas actuações – é professora, faz cinema de animação, também colabora com o “New York Times”, faz livros sem texto ( Pato Lógico Edições) e constrói também a história que ilustrou “Sombras”. 

littlepeople13 copy

Esperemos por Janeiro para os ver entre os 2000 ilustradores de 72 países que na Ilustarte nos trarão as suas obras. 

 

Leave a Reply