PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS – BARÓMETRO DAS CRISES – REFORMA DO IRC É INJUSTA E INEFICAZ | OBSERVATÓRIO DAS CRISES E ALTERNATIVAS

banner_pi_verde
6 de Dezembro  2013

O Observatório das Crises e Alternativas lançou esta semana um documento que avalia a proposta de reforma do IRS. De acordo com o Observatório, o IRC já é um imposto ineficaz e injusto na tributação dos lucros das empresas e a redução da taxa nominal do IRC, tal como proposta pelo Governo, vai implicar um custo fiscal anual de 219 milhões de euros.

Capturar

O IRC já está a descer nas receitas fiscais e esta reforma aprofundará esse caminho. Na verdade, hoje as famílias já pagam 3 vezes mais impostos do que as empresas, ainda mais depois do “enorme aumento de impostos” de Vítor Gaspar que tornou o IRS 3 vezes mais lucrativo, regressivo e pesado para as famílias.

Hoje, mais de metade das empresas não paga IRC, quando as famílias com menores rendimentos já são obrigadas a pagar IRS.

Para o Governo de Passos e Portas o caminho é claro: tapete vermelho para os lucros das empresas e a via sacra para quem tem de trabalhar.

estudo aqui.

Leave a Reply