Começámos ontem a dizer quais as crónicas que publicamos em cada dia da semana às 21 horas. Às segundas-feiras será o dia em que Pedro de Pezarat Correia nos oferecerá o seu Giro do Horizonte . Na terça-feira, José Goulão fala-nos sobre o Mundo Cãoem que vivemos.
Nas quartas-feiras, chegam-nos os textos de Moisés Cayetano Rosado que, sob o título genérico de Diáspora, trarão, na formosa língua castelhana, as abordagens de temas resultantes das errâncias do autor, um historiador e docente universitário que connosco colabora com artigos tão interessantes, alguns dos quais sobre a arte, as paisagens, os sabores de Portugal. Diáspora será a primeira crónica a ser publicada neste novo agendamento de 2014 – dia um de Janeiro de 2014.
Nas quintas-feiras, é a vez de José Magalhães nos enviar a sua Carta do Porto. É uma rubrica de grande sucesso no nosso blogue, campeã de leituras no dia em que é publicada, pois José Magalhães, poeta e fotógrafo, ama a sua cidade e com as suas palavras toca os corações tripeiros e também os daqueles que, tendo nascido noutras paragens, se rendem aos muitos encantos da Invicta.
Sexta-feira será o dia em que nos uma Carta de Venezaenviada pelo nosso querido amigo Sílvio Castro. Professor de Líteraturas de Língua Portuguesa na Universidade de Pádua, vive em Veneza e de lá nos envia notícias e que nos fala do mundo em geral, incluido do Campeonato de Futebol que aí vem em 2014 e que será disputado na ssua pátria. Vêmo-lo na foto, em Pádua, com Jorge Amado e Zélia Gattai.
Aos sábados temos uma rubrica que já vem de trás – Escritos na Areia… ou talvez não– do argonauta e sociólogo António Mão de Ferro que disserta sobre o mundo da formação profissional, das relações de trabalho, da psicologia como instrumento de gestão de conflitos. Palavras que António Mão de Ferro escreve na areia da blogosfera e que o vento talvez não leve. Das Crónicas deDomingo, falaremos amanhã.