MAR DE ARAL – UMA CATÁSTROFE ECOLÓGICA NA ÁSIA CENTRAL – por João Machado

 

410px-Aral_Sea

O mapa animado que acima inserimos (que temos de agradecer à Commons Wikimedia) mostra-nos uma das maiores catástrofes ecológicas do nosso planeta, a desaparição do Mar de Aral, devido à acção do homem. Para produzir alimentos e fortalecer a economia, ao longo de grande parte do século XX foram desviadas as águas do Amu Darya e do Syr Darya, dois grandes rios que descem do maciço dos Himalaias, para irrigação de terras e produção de electricidade. O resultado foi o que se observa no mapa: o Mar de Aral, que em 1960 era o quarto lago do mundo em dimensão, com cerca de 68000 quilómetros quadrados, em 2008 quase tinha desaparecido.

Aral_map
Neste mapa combina-se o Mar de Aral com as dimensões de 1960 com as fronteiras políticas actuais. A amarelo os países que fazem parte da bacia hidrográfica do Mar de Aral. Obrigado à Wikipedia.

Actualmente grande parte do que era o fundo do Mar de Aral está a céu descoberto. Os prejuízos ambientais são muito grandes devido às alterações climáticas. Os ventos arrastam grandes quantidades do sal ali depositado e as terras a descoberto, afectando as regiões vizinhas. Decorrem grandes esforços para recuperar pelo menos a parte norte do lago, que parecem estar a ter alguns resultados.  Os países ribeirinhos, antigas repúblicas da URSS, têm procurado um entendimento desde 1994. Têm o apoio do Banco Mundial e da UNESCO. O Cazaquistão tem investido bastantes recursos para reconstituir a indústria pesqueira, outrora muito próspera.

 

Michell-Russian-steam-barges-Kungrad
Esta ilustração mostra a marinha russa num porto do Mar de Aral, em 1850. Obrigado à Wikimedia Commons

Vejam este filme com imagens do Landsat:

Obrigado a EarthOutreach e ao youtube

________

Vão a estes links:

 

http://web.archive.org/web/20090316062917/http://enrin.grida.no/aral/aralsea/english/arsea/arsea.htm

http://www.aljazeera.com/programmes/earthrise/2012/07/201271912543306106.html

Leave a Reply