MAR DE AMUNDSEN – UM MAR DE GELO, EM VIAS DE SE DERRETER – por João Machado

800px-AmundsenSea

O Mar de Amundsen faz parte do Oceano Antárctico, para os que são de opinião de que as águas que banham o continente antárctico formam um oceano à parte. Fica na parte ocidental daquele oceano, a sul do Oceano Pacífico. Tem uma área de cerca de 700 mil quilómetros quadrados. O gelo cobre a sua maior parte, chegando nalguns lugares a atingir a espessura de três quilómetros. Forma uma autêntica bacia de escoamento (drainage basin) dos glaciares que descem  da Terra de Marie Byrd, a parte do continente que lhe é costeira, muito montanhosa, com altitudes que chegam a mais de 4000 metros. Alguns daqueles glaciares incluem-se entre os maiores do mundo, e no total, segundo estimativas feitas, descarregam no Mar de Amundsen uma média de 250 quilómetros cúbicos de gelo por ano. A água proveniente desta quantidade de gelo chegaria, só por si, para fazer subir o nível das águas do mar em 0,2 milímetros. Entretanto, observações feitas nos últimos anos apontam para um adelgaçamento significativo da camada de gelo no Mar de Amundsen.

 

Obrigado à NASA e à Wikipedia
Obrigado à NASA e à Wikipedia

A imagem acima mostra a formação de um icebergue, em vias de se desprender  do glaciar de Pine Island, no Mar de Amundsen. Estes icebergues chegam a atingir dimensões consideráveis, podendo mesmo ser perigosos para a navegação. Sucede entretanto que o glaciar de Pine Island é, em todo o mundo, o que fornece mais água ao oceano, mas ultimamente tem-se estreitado à média de um metro por ano e o seu comprimento tem-se reduzido consideravelmente. Em 2013, uma plataforma de gelo de 720 quilómetros quadrados desprendeu-se e começou a flutuar no oceano. Está calculado que se a camada de gelo da Antárctida Ocidental derretesse o nível das águas do mar subiria pelo menos três metros.  Pensa-se que a causa do fenómeno de redução do gelo que actualmente decorre se deve à subida de temperatura da água do mar causada pelo aquecimento global, motivado pelo aumento das emissões de dióxido de carbono, devido à acção do homem. Alternativamente, também se está a estudar a possível influência de fenómenos vulcãnicos. Na Antárctida existem vários vulcões, em terra e no mar, vários deles considerados como activos. Um deles ficará sob a camada de gelo, nas montanhas de Hudson, perto do glaciar de Pine Island. Outro é o Monte Sidley, localizado na Terra de Marie Byrd, com mais de 4000 metros de altitude.

MountSidleyCaldera
Monte Sidley Obrigado à Wikipedia

 Para mais elementos, vá aos links abaixo indicados:

______

 

http://www.theguardian.com/commentisfree/2014/may/17/climate-change-antarctica-glaciers-melting-global-warming-nasa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=701783

http://www.eoearth.org/view/article/150037/

http://www.belfasttelegraph.co.uk/video-news/video-giant-iceberg-breaks-off-the-pine-island-glacier-30197298.html

http://www.euronews.com/2013/11/14/giant-iceberg-from-antarctica-threatens-shipping-worldwide/

Pine Island Glacier

Fact file – Pine Island Glacier

http://robertscribbler.wordpress.com/2014/04/24/death-throes-of-pine-island-glacier-release-guam-sized-iceberg-into-southern-ocean/

 

 

 

Leave a Reply