VAMOS BEBER UM CAFÉ? – 11 –  por José Brandão

Imagem1

 

DO BOTEQUIM AO CAFÉ (PEQUENA HISTÓRIA DOS GRANDES CAFÉS DE LISBOA – cont.)

Nos piores momentos da história da cidade, e desse para o que desse, os cafés de Lisboa foram quase sempre uma tábua de salvação cada vez que a liberdade surgia amordaçada pelas tentativas opressoras desse tempo. Cultural e artístico. Literário e filosófico. Politico e social. É o café, o encontro, a conversa, o convívio, a vida.

café - XV

Almeida Garrett escreveu nas Viagens na minha Terra: “O café é uma das feições mais características de uma terra. O viajante experimentado e fino chega a qualquer parte, entra no café, observa-o, examina-o, estuda-o, e tem conhecido o pais em que está, o seu governo, as suas leis, os seus costumes, a sua religião.

Levem-me de olhos tapados onde quiserem; não me desvendem senão no café; e prometo-lhes que em menos de dez minutos lhe digo a terra em que estou, se for país sublunar.”

O botequim de Marcos Filipe

Pelas mãos do italiano Marcos Filipe Campodonico o botequim do Largo do Pelourinho põe Lisboa a saborear os novos hábitos que conquistavam o quotidiano de outras capitais europeias.

café - XVI

É um café de nome assim chamado que até se finar por volta de 1858 ou 1860 vai acompanhar a História com que se ia fazendo Portugal.

O proprietário figura na lista dos patriotas que, após a expulsão dos franceses, mais terão contribuído com donativos para as despesas do exército luso.

Mais tarde o Botequim do Marcos Filipe protagonizou um papel que associaria intimamente o seu nome á história. Foi às 2 horas da manha do dia 8 de Setembro de 1838 quando uma revolta reuniu em armas junto ao café perto de quatrocentos homens de vários batalhões da Guarda Nacional e o batalhão de artífices do Arsenal exigindo a demissão do ministério Sá da Bandeira-Bonfim. Cercados por terra e por mar os revoltosos acabaram por capitular, aceitando o termo da rendição que foi assinada no próprio botequim e que ficou conhecida pela convenção do Marcos Filipe.

1 Comment

Leave a Reply