JOÃO DOS SANTOS FOI HOMENAGEADO COM A MEDALHA DE MÉRITO DA ORDEM DOS MÉDICOS por clara castilho

9349741_b7nUl

Informa-nos a página “joaodossantos.net” que no dia 27 de Novembro de 2014, durante o “XVII Congresso Nacional de Medicina /VIII Congresso Nacional do Médico Interno” a Ordem dos Médicos homenageou, e passamos a citar:

“… alguns dos Médicos que contribuíram de forma relevante, com a sua actividade e mérito pessoal, para a dignificação da nossa profissão e da Medicina Portuguesa. Foi este o caso do Senhor Dr. João dos Santos e, por isso, é uma honra anunciar-lhe que o Conselho Nacional Executivo decidiu atribuir-lhe a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos.”

 ordem-dos-medicos joao dos santos

Maria José Vidigal, pedopsiquiatra e psicanalista aí publica um texto sobreResenha dos Médicos Psiquiatras em Portugal do Século XIII ao Século XX” de que retiramos a propósito: (http://joaodossantos.net/contributos/resenha-dos-medicos-psiquiatras-em-portugal-do-seculo-xiii-ao-seculo-xx/):


[…]
Com efeito, João dos Santos foi o criador da moderna saúde mental infantil em Portugal e o grande impulsionador na viragem da psiquiatria infantil que passou depois a uma especialidade autónoma.

Também nos devolveu um novo olhar sobre o valor da Arte no desenvolvimento da criança e sobre a educação na família, na escola e na comunidade, criando concepções originais para a formação de pais e professores.

Com o seu jeito muito particular, de voz pausada e tranquila, lutou pela criação de serviços de saúde mental que continham as sementes da prática e dos princípios científicos que preparavam o futuro.

Criou uma obra que ainda hoje ajuda a compreender as causas mais profundas do sofrimento psíquico da criança, do adolescente e do jovem.

[…] A história e as noções da psiquiatria e da saúde mental da criança são relativamente recentes, se comparadas com as da psiquiatria geral.

A construção da saúde mental inicia-se na infância precoce, mesmo antes do nascimento, e a investigação nesta área, no nosso país, teve início com João dos Santos, há cerca de 50 anos, depois continuada por outros psiquiatras”. […]

Leave a Reply