Selecção e tradução de Júlio Marques Mota
A Caminho da Grécia, a caminho da libertação da Europa – A luta contra a austeridade
A Grécia pode beneficiar com a sua saída do euro ?
Tejvan Pettinger, Greece could benefit from leaving the Euro?
Economics.help, 11 de Fevereiro de 2015
Um pequeno texto baseado num artigo de Hamish McRae no Independent – Would it Matter if Greece left the Euro?
Muito frequentemente os governos lutaram “com unhas e dentes ” para não saírem do sistema cambial onde se encontravam. Mas, quando finalmente saem – é a melhor coisa que nunca tinham feito até aí e em que deixam de pensar – se tivessem saído mais cedo teriam reduzido a destruição na sua economia. Por exemplo:
-
UK em 1931 ( deixou o padrão-ouro Gold Standard)
-
UK em 1992 (deixou o SME – sistema monetário europeu de então)
Não sabemos o que o poderá acontecer se a Grécia deixar o Euro – é um território desconhecido. Só podemos especular sobre os possíveis resultados. Mas, talvez isso nos torne mais conservadores e destacar os perigos de o deixar.
No entanto, o Euro tem sido um completo desastre para a Grécia
-
O PIB desceu de $340 mil milhões em 2009 para $240 mil milhões em 2014.
-
A taxa de desemprego é de 25%
Poderá ainda ficar pior?
A curto prazo, muito provavelmente. Mas, não é o sofrimento de curto prazo relativamente irrelevante quando o comparamos com a alegria e os resultados de nos tornarmos donos do nosso próprio destino económico e político?
A Grécia pode perder a curto prazo. Mas, a longo prazo a nova situação vai-lhe permitir que tenham a sua própria moeda, a sua própria política monetária e a sua própria política orçamental. Isso deve dar-lhes melhores perspectivas em termos de prosperidade a longo prazo e de estabilidade económica.
O custo de permanecer no euro para a Grécia
Suponha-se ainda que a Grécia sofre uma outra década de austeridade e finalmente retorna ao crescimento normal. Há uma qualquer garantia que a crise de 2007-2015 não volte, em qualquer momento do tempo? Isto é muito provável. Há então um enviesamento deflacionista na estrutura da zona euro. A economia grega é muito diferente da economia da Europa do Norte. No futuro, os gregos podem ficar muito agradecidos, se o passo corajoso é tomado agora.
O meu principal ponto a sublinhar é o de que a Grécia deve tomar esta decisão para os próximos 50 anos, não apenas para os próximos 5 meses.
________
Ver o original do artigo de Tjevan Pettinger em:
http://www.economicshelp.org/blog/12919/economics/greece-benefit-leaving-euro/
1 Comment